Audiência Pública em Caruaru reúne forças políticas que garantem emendas de 1 milhão de reais para artistas

Foto: Divulgação/ASCOM Lula Tôrres

Na manhã desta terça-feira (01), a Câmara Municipal de Caruaru realizou uma audiência pública para debater sobre o auxílio emergencial para ajudar os artistas da cidade, que estão passando por necessidades neste período de pandemia. O debate foi proposto pelo Vereador Lula Tôrres (PSDB), e durante o momento, emendas parlamentares que chegam a quase R$ 1 milhão de reais foram anunciadas a serem destinadas para a cultura do Agreste Pernambucano.

Os Deputados Estaduais Tony Gel (PMDB), Laura Gomes (PSB), Priscila Krause (DEM), Alberto Feitosa (PSC), Erick Lessa (PP), os Deputados Federais Daniel Coelho (PSDB) e Fernando Rodolfo (PL), o Presidente da Fundação de Cultura, Rubens Júnior, vereadores da Câmara de Caruaru e diversos artistas como cantores, tocadores e outras agremiações da cena cultural caruaruense estiveram presentes no momento.

O Vereador Lula Tôrres tem lutado, desde o início do ano, juntamente com os artistas e outros colegas parlamentares, para que o auxílio virasse realidade. Na noite da segunda-feira (31), a Prefeita Raquel Lyra anunciou o envio de um projeto de lei para a Câmara, criando BEM – Benefício Emergencial Municipal para os artistas de Caruaru, com valores de até R$ 3 mil que contemplam quem se apresentou na cidade em 2019. 

“Eu não poderia estar mais realizado. Após muita luta, conseguimos garantir as emendas parlamentares anunciadas pelos deputados estaduais e federais, a quem agradeço pela atenção a causa artista, e a sensibilidade da Prefeita Raquel Lyra na criação do auxílio emergencial municipal, que vai ajudar aqueles que estão sofrendo nesta pandemia, em especial os tocadores, repentistas, músicos, grupos de bacamarte e demais agremiações. Estou muito feliz” destaca o Vereador Lula Tôrres. 

EMENDAS PARLAMENTARES PARA A CLASSE ARTÍSTICA

Durante a audiência pública, deputados federais e estaduais garantiram o destino de emendas parlamentares que visam auxiliar ainda mais a classe artística de Caruaru com esses recursos. 

A Deputada Estadual Laura Gomes garantiu 200 mil reais em emendas para a Associação dos Forrozeiros e Trios Pé-de-serra de Caruaru (ASFOC), a Deputada Priscila Krause destinou 200 mil reais em emendas para a Fundação de Cultura da cidade e o Deputado Tony Gel (PMDB) também remanejou 200 mil reais em emendas para a Fundação de Cultura, garantindo ainda mais a ajuda aos artistas de Caruaru. 

O Deputado Federal Daniel Coelho também garantiu ajuda através de emendas, que virão após diálogo com a Prefeita Raquel Lyra. 

O Presidente da Fundação de Cultura, Rubens Júnior, destaca que a audiência mostra a força da cultura popular de Caruaru, na efetivação do debate importante neste momento. “Deveríamos estar comemorando, mas a pandemia veio e trouxe com ela dificuldades. A audiência foi importante para que os deputados dessem a sua contribuição, os artistas pudessem ser ouvidos e também para que pudéssemos discutir o projeto que a Prefeita Raquel Lyra enviará para a Câmara garantindo o auxílio emergencial municipal para a classe artística”. 

A Deputada Estadual Laura Gomes destaca que é preciso que se pense além do auxílio emergencial, unindo pensamentos e trazendo políticas públicas que enalteçam a cultura de Caruaru. “A nossa cidade é celeiro de artes e artistas. Este é o momento de debatermos juntos e oferecermos soluções que amenizem a dificuldade que esses artistas, produtores, músicos vem sofrendo neste momento. Agradeço ao Vereador Lula Tôrres pelo convite, e aproveito a oportunidade para afirmar que é preciso que pensemos além do auxílio, e possamos trazer políticas públicas para fortalecer os segmentos culturais”. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!