Bolsonaro confirma realização de Copa América e anuncia jogos em três estados e DF

(FILES) In this file photo taken on July 07, 2019, brazil's players raise the trophy after winning the Copa America by defeating Peru in the final match of the football tournament at Maracana Stadium in Rio de Janeiro, Brazil. - With two weeks to kickoff, South America's CONMEBOL football federation on May 31, 2021 moved the Copa America 2021 to Brazil after stripping Argentina of matches amid a Covid-19 surge, and co-host Colombia due to social unrest. (Photo by Luis Acosta / AFP)

O presidente Jair Bolsonaro confirmou na tarde desta terça-feira (1º) que o Brasil sediará a Copa América 2021. De acordo com o ministro da Casa Civil, general Luiz Eduardo Ramos, os jogos acontecerão nos estados do Rio de Janeiro, Mato Grosso, Goiás e no Distrito Federal.

No evento de assinatura do contrato de transferência de tecnologia da vacina para Covid-19 entre a AstraZeneca e o governo federal, Bolsonaro havia anunciado Mato Grosso do Sul em vez de Mato Grosso. Também havia dito que um quinto estado que “chegou um pouco atrasado”, seria sede.

Nos bastidores, falava-se em São Paulo, mas o governador João Doria (PSDB) decidiu vetar jogos da Copa América no estado.

“Confirmada a Copa América no Brasil. Venceu a coerência! O Brasil que sedia jogos da Libertadores, Sul-Americana, sem falar nos campeonatos estaduais e brasileiro, não poderia virar as costas para um campeonato tradicional como este.

As partidas serão em MT, RJ, DF e GO, sem público”, escreveu o ministro.

Bolsonaro disse ter sido procurado pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) na segunda-feira (31) e, como o país está sediando outros campeonatos “sem problema nenhum”, ouviu ministros e não se opôs a receber a competição, dando uma resposta “em poucas horas”, com explicou em discurso.

Bolsonaro citou a realização da primeira fase da Copa Libertadores e o início dos jogos da segunda etapa bem como os das Eliminatórias da Copa do Mundo.

“Então, decidimos que o que dependesse do governo federal, seguindo os mesmos protocolos, nós estávamos em condições de realizar a Copa América aqui no Brasil”, afirmou Bolsonaro.

Auxiliares do presidente passaram o dia sustentando o discurso feito na segunda (31) pelo ministro da Casa Civil. Ramos havia dito que a organização da competição não cabia ao governo.

No fim da tarde, Bolsonaro afirmou que Ramos participou da escolha das sedes.

“Faltava agora então, via não só CBF, bem como com a colaboração da Casa Civil, escolhermos as sedes em comum acordo, obviamente, com os governadores”, disse Bolsonaro antes de anunciar cidades e estados.

“Então, pelo que tudo indica, prezado [ministro da Saúde, Marcelo] Queiroga, seguindo os mesmos protocolos, o Brasil sediará a Copa América. Parabéns ao Ministério da Saúde, aos ministros envolvidos, bem como a CBF”, afirmou o mandatário.

Procurada sobre a tabela e distribuição das equipes por sedes, a CBF informou que a Conmebol é quem deverá fazer os anúncios relativos à competição. A entidade que comanda o futebol sul-americano disse que ainda divulgará as rodadas e locais.

A competição está prevista para começar no dia 13 de junho, com a disputa da final em 10 de julho.

Informações FolhaPE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!