Mais de 220 mil eleitores irão às urnas neste domingo em Caruaru

Arte: Dani Fernandes/Rádio Liberdade

Eleitores de todo Brasil irão às urnas neste domingo (15) para escolher prefeitos e vereadores. No País, estão aptos a votar 147 milhões e 900 mil eleitores e em Pernambuco são mais de 6 milhões.

Em Caruaru, no Agreste, estão aptos a votar 225.164 eleitores, sendo 103.473 na 105ª Zona Eleitoral; 99.602 na 106ª; e 22.089 na 41ª Zona Eleitoral. No total, são 570 urnas.

Seis candidatos disputam a Prefeitura de Caruaru. São eles: Delegado Lessa (Progressistas), Marcelo Gomes (PSB), Marcelo Rodrigues (PT), Rafael Wanderley (UP), Raffiê Dellon (PSD) e Raquel Lyra (PSDB), candidata à reeleição.

Esta será uma votação rápida, com escolha de apenas dois candidatos, mas a recomendação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é que o eleitor leve a tradicional “colinha”, com os números dos seus candidatos em um papel.

O candidato a vereador será a primeira escolha a aparecer na urna eletrônica. Após confirmar o voto, o eleitor deverá escolher o prefeito. Números de vereadores são compostos de cinco dígitos e números de prefeitos são dois dígitos.

Nas eleições deste ano, seis cidades pernambucanas poderão decidir seus prefeitos no segundo turno. Elas têm mais de 200 mil eleitores.

Nas eleições de 2016, eram quatro cidades: Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Caruaru. Este ano entraram Paulista e Petrolina.

Em todo o Brasil, 95 cidades possuem mais de 200 mil eleitores aptos a votar, que é o critério para ter segundo turno.

A única capital que não atingiu a marca de 200 mil eleitores e que, por isso, não poderá ter segundo turno é Palmas, no Tocantins.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!