Vereadores de Caruaru são impedidos de visitar Hospital Regional do Agreste

Foto: Vladimir Barreto

Durante a sessão ordinária desta terça-feira (17), os parlamentares alegaram ser barrados em visitas ao Hospital Regional do Agreste (HRA). A denúncia foi feita na plenária por Maurício Caruaru (PODE) e corroborada por outros edis, que reafirmaram que as visitas a unidades públicas fazem parte da função constitucional dos vereadores.

O vereador Izaac da Saúde (CIDA) relatou que foi impedido de entrar no HRA mesmo se apresentando como presidente da Comissão de Saúde da Casa. De acordo com ele, a diretora da unidade, Guacyra Magalhães, barrou a entrada de qualquer vereador e os guardas seriam demitidos se a visita acontecesse. 

O vereador Ranilson Enfermeiro (PSDB) chamou atenção para a falta de insumos e demora para atendimentos no HRA. Cabo Cardoso (PP) defendeu a realização de uma audiência pública com a presença da secretária de Saúde de Pernambuco, Zilda Cavalcanti, para discutir a situação da unidade. Val Lima (União) também repudiou a situação.

O presidente Bruno Lambreta (PSDB) realizou um balanço da visita a Brasília,  realizada na última semana em conjunto com o vereador Anderson Correia (PP). Dentre os temas discutidos, estavam o credenciamento do ICIA ao SUS e a implantação da piscicultura nos quatros distritos da zona rural de Caruaru. Em reunião com os deputados Eduardo da Fonte e Lula da Fonte, Lambreta solicitou o fortalecimento e recuperação do Autódromo de Caruaru, além de pedir apoio aos deputados e senadores pernambucanos para a construção da nova sede da Câmara de Vereadores. Anderson Correia destacou a reunião com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, sobre a interiorização dos serviços no estado.  

Em sua fala na tribuna, Lambreta se solidarizou ainda com as vítimas dos bombardeios na Faixa de Gaza. O conflito entre Israel e Hamas também foi tema da vereadora Perpétua Dantas (PV), que lamentou as vítimas da guerra e defendeu um cessar-fogo. Perpétua também fez solicitações pelo retorno do serviço municipal de transportes para cadeirantes e da implantação do plano de parto nas Unidades Básicas de Saúde.

O abastecimento de água foi tema dos vereadores Leonardo Chaves (PSDB) E Kátia da Rendeiras (Republicanos), que chamaram atenção para a situação nos bairros Indianópolis e Rendeiras. Mery da Saúde (PSD) requisitou a manutenção do asfalto do Murici ao secretário de Obras, Andrews Melo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!