Secretaria de Educação de Caruaru lança projeto “Primeiros passos na inclusão digital”

Foto: Jorge Farias

Dentro das comemorações do “Mês da Primeira Infância”, a Secretaria de Educação de Caruaru lançou, nesta quinta-feira (24), o projeto “Primeiros passos na inclusão digital”. O objetivo é promover a inclusão digital dos estudantes da Educação Infantil da rede municipal, introduzindo o uso do computador na vida das crianças de forma lúdica, atrativa e criativa através de um software educativo.

O evento foi apresentado por estudantes protagonistas das Escolas de Tempo Integral (ETIs). De acordo com a Gerência de Educação Infantil, no mês de setembro, os professores da Educação Infantil passarão por uma formação sobre os aplicativos que serão utilizados e, em novembro, o projeto chegará nas escolas e CMEIs da Rede Municipal de Ensino.

O lançamento contou com a presença de gestores, coordenadores, professores, além da secretária de Educação e Esportes de Caruaru, Aline Tibúrcio; do secretário executivo de Desenvolvimento de Aprendizagem, Lúcio Farias; e da professora doutora da Universidade Federal de Pernambuco, Patrícia Smith.

“Para que a gente possa fazer um projeto com propriedade, bem fundamentado, a gente vai começar ensinando as nossas crianças como utilizar com responsabilidade as tecnologias. Isso também será repassado para os pais, pois muitas vezes eles se utilizam das telas para distrair as crianças, mas propomos fazer isso de forma mais pedagógica e que gere um aprendizado. Sem esquecer, claro, do desemparedamento e dos parques naturalizados que também inserimos na educação de nossas crianças”, explicou a secretária de Educação e Esportes de Caruaru, Aline Tibúrcio.

O projeto “Primeiros passos na inclusão digital” está fundamentado na Aprendizagem Criativa como abordagem pedagógica, onde o professor irá elaborar atividades que oferecem oportunidades para o desenvolvimento do protagonismo estudantil, perpassando pela espiral da aprendizagem criativa, onde imaginar, criar, pensar brincando, compartilhar e refletir estejam presentes no processo educacional e integrados ao currículo da rede.

“Através de um processo educacional lúdico, criativo, dinâmico e inclusivo, espera-se que os estudantes do Pré I e Pré II da Educação Infantil possam desenvolver diversas habilidades digitais, cognitivas e relacionais, além de assumirem o protagonismo na realização de atividades e no desenvolvimento da sua aprendizagem”, disse a gerente da Primeira Infância, em Caruaru, Iracleide Araújo.

Durante o evento aconteceu a palestra “Os desafios da inclusão tecnológica de crianças pequenas: para onde vamos?”, com a professora doutora da Universidade Federal de Pernambuco, Patrícia Smith. Também foi exibido um vídeo mostrando o projeto “Primeiros passos na inclusão digital”, que apresentou, na prática, a utilização do software por duas escolas-modelo, o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Severino José de Oliveira, no bairro Vassoural, e a Escola intermediária Maria do Socorro de Freitas, no Sítio Xicuru.

Para a professora que participou da formação, Simone Leite, a inclusão da tecnologia em sala de aula enriqueceu o seu trabalho. “Eu faço o trabalho com eles em sala de aula e depois trago eles dentro do conteúdo para o jogo no computador. As crianças estão amando e facilitando, assim, o aprendizado deles”, comentou.

“Estou ansiosa para começar a utilizar isso com meus alunos. Vai facilitar o conhecimento de forma responsável com a tecnologia e todo o processo de aprendizagem deles”, disse a professora Gilda Mergulhão.

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