Médicos são proibidos de prescrever anabolizantes para fins estéticos

Foto: Getty Images

Anabolizantes normalmente são utilizados para ganho de massa e melhoramento do desempenho esportivo, porém, o conselho federal de medicina proibiu que médicos prescrevam esteroides androgênicos e anabolizantes para fins estéticos. Após pesquisas, o conselho informou que não existem garantias de segurança no uso dessas substâncias, nem estudos que possam calcular os riscos do seu uso.

Alguns dos riscos da utilização de anabolizantes são: Doenças hepáticas (incluindo hepatite medicamentosa e insuficiência hepática aguda); Disfunção erétil; Problemas cardiovasculares (como hipertrofia cardíaca, hipertensão arterial e infarto agudo do miocárdio); Infertilidade; Depressão; Aumento da agressividade; Diminuição da libido; Acidente Vascular Cerebral e dependência.

Também foi proibido pelo CFM que os médicos participem de publicidades ou deem palestras que estimulem o uso das substâncias para fins estéticos.

Anabolizantes só podem ser utilizados em casos normalmente de: Puberdade tardia, hipogonadismo, caquexia ou micropênis neonatal. Além desses casos, também é permitido o uso em transgêneros e em mulheres diagnosticadas com desejo sexual hipoativo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!