Ministro Alexandre de Moraes decide afastar o governador Ibaneis Rocha, do Distrito Federal, por 90 dias

Foto: Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, decidiu na madrugada desta segunda-feira (9) afastar do cargo, Ibaneis Rocha, governador do Distrito Federal, por 90 dias.

Moraes tomou a decisão ao analisar um pedido do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e da Advocacia-Geral da União.

 

“A escalada violenta dos atos criminosos resultou na invasão dos prédios do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal, com depredação do patrimônio público, conforme amplamente noticiado pela imprensa nacional, circunstâncias que somente poderiam ocorrer com a anuência, e até participação efetiva, das autoridades competentes pela segurança pública e inteligência, uma vez que a organização das supostas manifestações era fato notório e sabido, que foi divulgado pela mídia brasileira”, escreveu Moraes na decisão.

O ministro disse ainda que os ataques aos prédios e às instituições da República foram “desprezíveis” e não ficarão impunes. E que a omissão de Ibaneis, se confirmada, pode ser enquadrada em crimes de atos preparatórios de terrorismo, associação criminosa, dano, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!