Morre no Recife, aos 84 anos, o jornalista Joezil Barros

Joezil Barros faleceu aos 84 anos – Foto: Fernando de Barros Correa/ Dedoc DP

Um dos maiores nomes da história da imprensa de Pernambuco, o jornalista Joezil Barros faleceu, na manhã desta terça-feira (21), por volta das 9h30, aos 84 anos, após duas semanas internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital do Recife. Ex-presidente do Diario de Pernambuco, veículo de comunicação no qual atuou por mais de cinco décadas e tornou-se parte indissociável, Joezil estava em tratamento médico em consequência de uma infecção pulmonar. Ao longo dos dias, seu quadro se agravou, tornando necessário que fosse intubado. Ainda não há informações sobre sepultamento e velório.

Sua última atuação profissional foi a de chefe da Assessoria de Comunicação do Tribunal de Justiça de Pernambuco. Ao longo de sua trajetória, teve como norte a defesa da imprensa livre e da democracia, com um jornalismo sério, responsável e pluralista, compromisso que atestou, por exemplo, em 2011, durante homenagem aos 185 anos do Diario de Pernambuco, na Câmara do Recife.  “O Diario é símbolo da tenacidade da gente de Pernambuco e sempre esteve a serviço dos interesses públicos, em defesa do estado de direito e dos princípios da democracia”, enfatizou.

Reconhecimento

Em 1990, teve sua atuação reconhecida pelo Judiciário trabalhista de Pernambuco, quando deixou o posto de juiz classista do Tribunal Regional do Trabalho de Pernambuco. Na atuação como juiz, nas palavras do ex-deputado Nilson Gibson (1935 -02018) foi “humanista, sob todos os pontos de vista”. “O Juiz Joezil Barros não desprezava em suas decisões os aspectos sociais; sabia bem separar o joio do trigo, para decidir favoravelmente dentro dos princípios éticos do Direito, da Jurisprudência e da Doutrina, com correção e com justiça”, disse o então parlamentar em sessão da Câmara dos Deputados, em homenagem à aposentadoria de Joezil.

Informações do Portal FolhaPE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!