Passarela Fenearte: alunos Faculdade Senac homenageiam Ariano Suassuna

Foto: Divulgação assessoria
As marcas criativas da obra de Ariano Suassuna marcam presença na Passarela Fenearte, braço de moda da maior feira de artesanato da América Latina. Inspirados no conto “Uma Mulher Vestida de Sol” (1947) e nas múltiplas faces do feminino presentes na obra “O Auto da Compadecida” (1955), alunos do curso de Design de Moda da Faculdade Senac Pernambuco (FacSenacPE), das unidades Recife e Caruaru, apresentarão duas coleções no evento, próximo dia 16/12, a partir das 18h.
A primeira é a “Não sei, só sei que foi assim”, assinada pelo campus Recife, trazendo como motor criativo o encantamento das personagens mulheres do Auto da Compadecida, traduzidas em composições que associam os traços das criações às personalidades e arquétipos femininos do universo de Suassuna. As criações ainda trazem a colaboração das rendeiras de Lagoa do Carro, na Zona da Marta Norte, com bordados criados pelos estudantes para peças, acessórios e tapeçarias.
Foto: Divulgação assessoria
Entre os modelos, looks nas cores rosa e branco, com formas volumosas e delicadas em diálogo com a doçura e ingenuidade da personagem Rosinha. Também estarão representadas a sensualidade, ousadia de Dora, e a leveza e o sonho de Nossa Senhora, em peças como vestidos, calças, saias e macacões. Já da unidade de Caruaru, que participa pela terceira vez do evento, parte a coleção “Uma Mulher Vestida de Sol”, homônima ao conto de Suassuna, que retrata o confronto familiar por terras, relações amorosas proibidas e a influência dos coronéis.
A narrativa dá fôlego a uma coleção trabalhada dentro do conceito da exuberância e dominação feminina, em uma paleta de cores que remete à temática e com forte presença de elementos manuais. “Nossa primeira participação foi em 2018, depois em 2019 e agora voltamos. Uma experiência importante para alunos por dar projeção e por exercitar a criatividade. Eles criaram uma coleção incrível a partir de uma temática, desenvolvendo looks conceituais”, destacou o coordenador do curso de Design de Moda em Caruaru, Luiz Clério.
“O universo de Ariano, com suas representações míticas e seres sagrados, representa um prato cheio para qualquer criação de moda que se proponha a dialogar com o regionalismo nordestino. Em o Auto da Compadecida, é impossível não falar sobre a marcante presença feminina, que se coloca em diálogo com os diversos imaginários de Nordeste: um conceito que se traduz em inspiração a partir do design”, complementa Priscila Tidey, professora de Design de Moda da Faculdade Senac e orientadora da coleção dos alunos do Recife.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!