Pernambuco reduz para 55 anos idade mínima para a dose de reforço e diminui o intervalo

Foto: Edmilson Tanaka

Pernambucanos com 55 anos ou mais estão liberados para tomar a terceira dose da vacina contra a covid-19, a partir desta segunda-feira (08). Além da redução na idade mínima, o Governo do Estado autorizou diminuição do tempo de aplicação na dose de reforço, que passa a ser aplicada quatro meses (120 dias) após o encerramento do esquema com duas doses, ou com a vacina de dose única.

Anteriormente, o tempo de espera era de seis meses (180 dias). Para os imunossuprimidos, continua valendo o intervalo de 28 dias de intervalo depois da segunda dose ou única.

As mudanças foram realizadas pela Secretaria Estadual de Saúde após análise do Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação e pactuação junto aos municípios pernambucanos na Comissão Intergestores Bipartite.

“Estamos acompanhando com muita atenção o recrudescimento dos casos da Covid-19 em alguns países da Europa. E, se quisermos evitar o mesmo por aqui, precisamos, fundamentalmente, garantir maiores percentuais de cobertura vacinal”, destacou o secretário estadual de Saúde, André Longo. 

No encontro com os gestores municipais, realizado na manhã desta segunda-feira (8), Longo destacou, ainda, a importância da busca ativa para a segunda dose daqueles que iniciaram seus esquemas vacinais para garantir a proteção efetiva. 

“Hoje, nosso foco é avançar na segunda dose e na dose de reforço dessas populações mais vulneráveis”, frisou o secretário. 

Durante a reunião on-line, o gestor também enfatizou que Pernambuco, apesar de está entre os dez estados brasileiros com maiores percentuais de cobertura vacinal, ainda precisa ampliar o número de pessoas protegidas.

“Não é hora de desmobilizar equipes de imunização. É imprescindível que os gestores mantenham isso no radar e não diminuam suas estratégias, pois o que estamos fazendo agora terá o impacto decisivo para superarmos a pandemia”, pontuou o titular da Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!