Confira como ficam as quartas de final e o quadrangular do rebaixamento do Pernambucano

Foto: Divulgação/FPF

Finalizada a nona e última rodada da primeira fase do Campeonato Pernambucano 2021 e os caminhos dos dez clubes estão decididos no estadual. Enquanto os dois primeiros da tabela, Náutico e Sport, seguem direto para as semifinais e esperam os quatro seguintes na tabela. Briga contra o rebaixamento contará pela primeira vez com o Retrô FC e funcionará novamente em formato de pontos corridos. Confrontos começam no meio desta semana, com datas e horários a serem confirmados pela Federação Pernambucana de Futebol (FPF).

Quartas de final

Quem puxa a fila dos classificados para as quartas é o Salgueiro, atual campeão estadual, que fechou a primeira fase com 14 pontos, perdendo no Lacerdão para o Central, por 2 a 1. A equipe agora comandada por Marcos Tamandaré enfrentará a surpresa da competição, o Vera Cruz, que empatou com o Sete de Setembro fora de casa, em 1 a 1 e se classificou na sétima posição, com 11 pontos. A partida será disputada no Cornélio de Barros, em Salgueiro.

O confronto em Afogados da Ingazeira se repetirá, com mando invertido, nas quartas. Isso acontecerá, porque o Santa Cruz fechou a primeira fase na quarta posição, um ponto à frente da Coruja. O novo duelo entre as duas equipes, agora valendo uma vaga na semifinal, será disputado no Arruda.

As partidas das quartas serão disputadas em jogo único. Em caso de empate, a decisão será nos pênaltis.

Quadrangular do rebaixamento

A briga pelo rebaixamento será realizada em formato de quadrangular, pelo segundo ano consecutivo. Retrô, Central, Sete de Setembro e Vitória se enfrentarão em três rodadas, para definir quem permanece na elite do futebol pernambucano e quem vai disputar a A2.

O Retrô, que havia feito uma temporada bem-sucedida em 2020, chegando às quartas, conquistando vaga na Série D e na Copa do Brasil, terá que se contentar com a luta pela manutenção em 2021. Encerrando a primeira fase com vitória por 3 a 0 no Vitória, a Fênix não conseguiu alcançar o Vera Cruz, terminando na oitava colocação, com dez pontos.

Após três anos seguidos nas quartas, o Central terá que amargar também a luta para não cair da elite. A Patativa venceu seu último compromisso da primeira fase, batendo o Salgueiro por 2 a 1, jogando com o destino selado no Lacerdão. Com nove pontos, a equipe centralina ficou com a nona posição.

Com seis pontos, na décima posição, está o Sete de Setembro, recém-promovido da A2. Com uma vitória e um empate nas últimas duas partidas da primeira fase, a equipe de Garanhuns pode aproveitar o momento para evitar voltar para a segunda divisão.

Com a pior defesa da competição, com 21 pontos, o Vitória encerrou a primeira fase na lanterna da competição e voltará a disputar o quadrangular do rebaixamento. Em 2020, também foi lanterna do campeonato, em campanha pior que a atual, mas conseguiu se salvar junto com o Sport, rebaixando Petrolina e Decisão.

Informações do Portal FolhaPE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top