Quarteto que participou de aglomeração desfalca o Náutico, e clube anuncia medidas

O Náutico anunciou nesta terça-feira (08) as medidas que serão aplicadas aos quatro jogadores flagrados participando de aglomeração no último fim de semana, e descumprindo os protocolos de prevenção contra a disseminação do novo coronavírus. Kieza, Thiago, Camutanga e Diego Silva serão separados do restante do elenco e, temporariamente, passarão a treinar de forma isolada, cumprindo as atividades em dias e horários diferentes dos demais atletas. Com a decisão, o quarteto desfalca o Timbu na partida deste sábado (12), ante o Botafogo/SP, pela nona rodada da Série B.

De acordo com o anúncio feito pelo clube, após reunião com o Departamento Médico, essa é uma medida preventiva, que busca minimizar qualquer chance de contágio do novo coronavírus entre funcionários, caso os jogadores estejam infectados. Além disso, os atletas serão submetidos à realização de exames que comprovem a ausência do vírus em seus organismos, e somente após o recebimento dos resultados, sendo esses negativos, os atletas poderão retornar aos treinos junto ao restante do grupo. Internamente, o clube alvirrubro também tomou medidas administrativas, em discussão conjunta entre direção e comissão técnica.

“A gente pensa coletivamente não só na saúde dos nossos jogadores, dos nossos funcionários, como um todo. Mas pensamos que para diminuir todos esses problemas causados pela pendemia, toda essa crise sanitária e econômica, é preciso fazer um pacto social de empatia mútua. No Náutico, a gente se cerca de todas as medidas possíveis de contenção do contágio. Além de entendermos que somos exemplos para as famílias, principalmente as que torcem pelo clube”, introduziu o executico de futebol do Náutico, Ítalo Rodrigues.

“Os atletas em questão descumpriram o protocolo pré-estabelecido. Internamente, a gente já tomou as medidas administrativas e as humanas. Por orientação do DM, esses atletas vão treinar em um distanciamento, de sete a dez dias, até poderem refazer o teste. Dando o teste negativo, retornam ao treinamento junto ao restante do elenco. Tomamos essa atitude não por conta de uma pressão externa, mas porque sabemos o que é certo e errado, principalmente com a situação que o país atravessa. Não é preciso ter uma regra para ter bonsenso, é preciso ter humanidade”, continuou.

Por ser o responsável pela condução do departamento de futebol do clube, o dirigente se desculpou pelas atitudes dos atletas. “Me cabe aqui pedir desculpa ao sócio e aos torcedores, e aos cidadãos, como um todo, principalmente pela pandemia que a gente vem atravessando”, concluiu.

Thiago, Diego Silva e Camutanga tiveram a presença registrada em uma casa de show, localizada na Zona Oeste do Recife. Além de não respeitarem o distanciamento social, uma vez que cercados por pessoas e em meio à aglomeração, os jogadores alvirrubros não faziam uso da máscara. Enquanto isso, Kieza, que está em tratamento no DM do Timbu após ser detectado com uma lesão, também foi flagrado por um perfil do Instagram aglomerando e não fazendo uso da máscara.

Vale lembrar que o Brasil registra 4.147.794 casos de pessoas infectadas com o novo coronavírus, enquanto Pernambuco totaliza 132.590 casos confirmados da doença.

Confira a nota na íntegra

O Clube Náutico Capibaribe, em respeito à torcida e ao público em geral, esclarece que já realizou uma reunião com os atletas, tratando do episódio que envolveu alguns deles, cujas imagens circularam nas redes sociais.

Existem aspectos disciplinares que regem o trabalho de uma instituição esportiva e, particularmente neste momento que o país atravessa, também questões de saúde pública. Prezamos sempre pelo profissionalismo, com total respeito aos funcionários do clube, mas também com a exigência de contrapartidas previamente pactuadas, que consideramos fundamentais. Acima de tudo está o interesse coletivo, de um clube centenário e sua imensa e fiel torcida. O período de pandemia tem exigido muito de todos, nas vidas pessoal e profissional. E a atitude de cada um pode ter repercussão direta sobre si e o próximo. É necessário mais do que bom senso, é imprescindível a prudência, a precaução, a prevenção.

Assim, diante do que foi demonstrado nas imagens, e de acordo com as orientações do Departamento Médico do Náutico, estamos temporariamente promovendo o distanciamento destes atletas, com relação ao restante do elenco. Até que sejam realizados testes e se cumpra um período necessário à garantia de não ter havido infecção pelo novo coronavírus, o grupo cumprirá dias de atividades em horários diferenciados. Medidas administrativas, definidas pela direção e comissão técnica, permanecem no âmbito interno, sendo dialogadas diretamente com os profissionais.

A atual gestão do Clube Náutico Capibaribe sempre priorizará o bom ambiente, de respeito às individualidades, sem jamais admitir que atitudes pontuais conturbem ou prejudiquem os propósitos do coletivo, que não são de poucos, mas de uma instituição composta por milhares de pessoas. Considerando, ainda, que posturas indevidas, hoje, podem expor ao risco muito mais do que a própria integridade física.

Seguiremos obedecendo rigorosamente o protocolo da CBF, as orientações das autoridades e dos nossos profissionais de saúde. Mais do que um time de futebol, o Náutico é um patrimônio de Pernambuco, respeitado, reconhecido e que, no que depender de nós, será sempre honrado e se manterá uma referência de boas práticas.

Do Portal FolhaPE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!