PF prende ex-presidente Michel Temer e ex-ministro Moreira Franco

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

O ex-presidente da República, Michel Temer, foi preso em São Paulo na manhã desta quinta-feira (21), pela Força-tarefa da Lava Jato. A Polícia Federal também prendeu o ex-ministro de Minas e Energia Moreira Franco. A prisão ocorreu no Rio de Janeiro.

Os mandados foram expedidos pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio. A Polícia Federal tentava rastrear e confirmar a localização de Michel Temer deste esta quarta-feira (20), mas sem sucesso. Por isso, a operação que deveria ter sido realizada nas primeiras horas desta quinta atrasou.

Preso, Temer é levado para o Aeroporto de Congonhas, onde vai embarcar em um voo e será levado ao Rio de Janeiro. O ex-presidente deve fazer exame de corpo de delito no IML em um local reservado e não deve ser levado à sede da Polícia Federal da Lapa.

O ex-presidente Michel Temer responde a dez inquéritos. Cinco deles tramitavam no Supremo Tribunal Federal (STF), pois foram abertos à época em que o emedebista era presidente da República e foram encaminhados à primeira instância depois que ele deixou o cargo. Os outros cinco foram autorizados pelo ministro Luís Roberto Barroso em 2019, quando Temer já não tinha mais foro privilegiado. Por isso, assim que deu a autorização, o ministro enviou os inquéritos para a primeira instância.

Segundo investigação da Lava Jato, Temer é chefe de uma organização criminosa que atua há 40 anos no Rio de Janeiro. “Michel Temer é o líder da organização criminosa a que me referi, e o principal responsável pelos atos de corrupção aqui descritos”, disse o juiz Marcelo Bretas na sentença.

Moreira Franco, irá para a superintendência da Polícia Federal na região portuária do Rio, onde irá prestar esclarecimentos aos investigadores.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!