Destaques Notícias Últimas Notícias

Pernambuco realiza neste sábado “Dia D” de vacinação em cães e gatos contra raiva

Foto: Divulgação

Os municípios pernambucanos realizam neste sábado (15) o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica Canina e Felina. Cerca de 8 mil pontos de vacinação estarão funcionando, de acordo com a organização de cada cidade. A meta no Estado é imunizar mais de 1 milhão e meio de cães e gatos.

A campanha tem o objetivo de controlar a circulação do vírus da raiva canina e felina, prevenindo, assim, a raiva humana. O último caso da doença em humanos, transmitido por cão, em Pernambuco, foi no ano de 2006, e em 2017 por gato, que deve ter entrado em contato com um morcego contaminado.

A raiva é uma doença viral e infecciosa, transmitida por mamíferos. A transmissão se dá pela penetração do vírus contido na saliva do animal infectado, principalmente pela mordedura, arranhadura e lambedura de mucosas. O vírus penetra no organismo, multiplica-se e atinge o sistema nervoso periférico e, posteriormente, o sistema nervoso central.

Em Caruaru, o Dia D será realizado no próximo sábado (22). A vacinação segue sendo realizada na zona rural do município até a sexta-feira (21).

Confira dias e locais

17/09/2018 (Segunda-Feira) – Vila Xicuru, Sítio Jiquiri e Sítio Fundão

18/09/2018 (Terça-Feira) – Povoado de Pau Santo, Sítio Viado Magro e Sítio Rua do Mato

19/09/2018 (Quarta-Feira) – Sítio Ilha das Cobras e Sítio Agreste de Pau Santo

20/09/2018 (Quinta-Feira) – Povoado de Malhada de Pedra, Sítio Ararás e Alto das Ameixas

21/09/2018 (Sexta-Feira) – Sítio Riachão, Sítio Serra Velha e Sítio Serra dos Pintos

Deixe seu comentário