Agenda Cultural Notícias Últimas Notícias

Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru promove palestras sobre Museu da Fábrica Caroá

A Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru realiza, a partir desta terça-feira (20) até sexta (23), uma série de palestras sobre o Museu da Fábrica de Caroá, que completa 30 anos de inauguração. Em parceria com a Secretaria de Educação, a iniciativa visa estimular os alunos e gestores da rede municipal de ensino a visitarem o museu.

O palestrante será o historiador e professor George Pereira. Ele descreverá a importância da antiga Fábrica Caroá para a história socioeconômica do município. Ao final de cada palestra, os alunos serão convidados para visitas guiadas no local. Este segundo momento ocorrerá entre os dias 27 e 30 de dezembro.

Nesta terça, a palestra será para alunos da Escola Deputada Cristina Tavares, às 9h; na quarta, Escola Rubem de Lima Barros, 9h; na quinta, Escola José Clemente de Souza, 9h; e na sexta, Escola Duque de Caxias, 10h.

Museu da Fábrica de Caroá
O espaço retrata um dos momentos históricos e econômicos mais ricos de Caruaru. A Fábrica de Caroá trouxe para a cidade o desenvolvimento industrial a partir do beneficiamento do algodão e da fibra do Caroá para fabricação de sacos de estopa, barbantes, tecidos, fios para velas e outros derivados. 

Além da geração de emprego e renda, a fábrica ainda inovou trazendo energia elétrica para a cidade, através de uma produção auto-sustentável que gerava excedente para os habitantes locais. Funcionou entre os anos de 1935 a 1978, e hoje seu museu resguarda detalhes da história em textos, fotografias, mobiliário e maquinário, além de peças únicas com bom estado de conservação.

Horário de visitação: terça a sábado, das 8h às 17h. Domingos, das 9h às 13h.

Endereço: Espaço Cultural Tancredo Neves/Praça Coronel José de Vasconcelos, 100, Centro.

Deixe seu comentário