Tony Gel pede inclusão dos ateliês do Alto do Moura no programa de compra de peças

Deputado Tony Gel (MDB)

O deputado estadual Tony Gel (MDB) encaminhou, nesta segunda-feira (25), solicitação ao governador Paulo Câmara para incluir os ateliês do Alto do Moura, em Caruaru, no Programa Ação Artesanato Solidário. O pedido também foi feito ao secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Bruno Schwambach, e a diretora da AD-Diper, Marcia Souto.

O parlamentar destacou que o objetivo é garantir que todos os artesãos sejam incluídos no Programa e não somente aqueles que são associados ao CAPE. Ele ressaltou que a grande maioria não tem o seu trabalho exposto para venda nas lojas do CAPE, o que é o caso específico dos artesãos do Alto do Moura, até porque as peças por eles produzidas são vendidas nos ateliês do próprio bairro.

Tony Gel lembrou que o Alto do Moura é um lugar fascinante, berço do artesanato de barro e cerâmica, e que de lá saem peças para todo o Brasil e para o mundo. Afirmou que o precursor e mais famoso representante foi o Mestre Vitalino, cuja técnica foi seguida por muitos discípulos – um deles, o Mestre Manuel Eudócio, o qual teve uma de suas peças entregue ao Papa Bento XVI.

Tony Gel fez questão de destacar que foi o Alto do Moura que colocou Pernambuco e o Brasil na rota internacional da arte figurativa, trabalho artístico que retrata personagens e situações do cotidiano, em forma de bonecos artesanais, sendo declarado como o Maior Centro de Arte Figurativa das Américas.

“Os artesãos já estavam acostumados com um ritmo alto de produção, justamente pelo aumento das vendas para turistas nas épocas de Semana Santa, Festa de São João, além da participação anual na Fenearte – eles sempre tinham muitas encomendas. Entretanto, em virtude da crise causada pela pandemia da Covid-19, com a necessária restrição da circulação de pessoas e consequente fechamento dos ateliês e lojinhas de vendas de artesanato, a maioria deles está sofrendo privações. E que é mais do justo incluir os ateliês no Programa”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!