CPF passa a ser obrigatório a partir desta segunda-feira nos serviços de saúde em Caruaru

Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde de Caruaru torna obrigatória, a partir desta segunda-feira (01), a inclusão do número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) em todos os formulários públicos de solicitação de serviços, assim como nos sistemas do Ministério da Saúde. O Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) continuará sendo a porta de entrada para acesso aos serviços de saúde pública, porém a medida faz parte da vigência da Lei 14.534/2023, que estabelece o CPF como documento único para identificação do cidadão nos bancos de dados do serviço público.

Para garantir agendamentos de consultas, exames, tratamentos ou cirurgias, é fundamental que o usuário faça a atualização do cadastro no SUS, que pode ser realizada na rede ambulatorial, Unidades Básicas de Saúde (UBS) de seu território ou especializada. É importante também manter o contato telefônico atualizado no sistema, já que, a partir da próxima segunda-feira (1º de abril), os usuários passarão a receber informações de agendamentos via WhatsApp,  além de mensagens de texto, via sms. Além deles, o usuário pode fazer o acompanhamento pelo site viconsus.saudecaruaru.pe.gov.br.

A obrigatoriedade do CPF tem como objetivo simplificar o acesso das pessoas aos serviços de saúde, reduzindo a necessidade de portar várias numerações de Cartão Nacional do SUS. Isso trará maior comodidade aos usuários e tornará o sistema de atendimento mais eficiente.

“Além do acesso à saúde, a mudança afetará diversos outros serviços públicos, tornando o CPF obrigatório em certidões de nascimento, casamento e outros atos civis. Portanto, é fundamental que a população esteja ciente dessas mudanças e proceda com a atualização de seus dados o quanto antes”, destacou a gerente de Regulação, Avaliação e Controle da SMS, Kelly Costa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!