Aeroporto de Caruaru receberá investimentos de 140 milhões de reais

Foto: Edvaldo Magalhães/Rádio Liberdade

O Aeroporto Oscar Laranjeira, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, será totalmente reformado e estruturado para receber voos de grandes portes. O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira (01) pelo ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho. Serão investidos 140 milhões de reais, que já estão liberados para o início das obras. A previsão de entrega é de 24 meses. 

A cerimônia de anúncio dos investimentos foi realizada no hangar do Aeroporto e contou com as presenças da governadora Raquel Lyra, do prefeito Rodrigo Pinheiro, do vice-presidente da Azul, Fábio Campos, e do presidente da Infraero Aeroportos, Rogério Barzellay. Estiveram presentes, também, prefeitos de cidades do Agreste e do Sertão, deputados, vereadores, secretários municipais e estaduais, e outras autoridades. 

Entre as  melhorias do Aeroporto Oscar Laranjeira estão: a construção de um novo terminal de passageiros, com 6 mil m²; ampliação de embarques e desembarques; ampliação do pátio de aeronaves, com 450 mil metros de extensão e iluminação completa para voos noturnos. Com a reforma e ampliação, o aeroporto de Caruaru tende a atender mais de 20 cidades circunvizinhas.

O ministro Silvio Costa Filho acredita que a expansão do aeroporto é fundamental para o desenvolvimento do Estado. “Essa região, que representa mais de 50 municípios, no entorno, com mais de dois milhões de habitantes, é uma região fundamental  para o desenvolvimento  de Pernambuco”, afirmou. “Na hora que o avião pousa a cidade decola. Esse aeroporto vai trazer desenvolvimento para a região, em todos os setores. Aqui será um grande ranking de serviços do Nordeste  e quando a gente fala de desenvolvimento, estamos falando de emprego e renda: o maior programa social  do Brasil”, discursou o ministro.

A governadora Raquel Lyra falou sobre o anseio pelo equipamento, desde seu tempo como prefeita de Caruaru. “A gente tem o dever, não é só um desejo. Eu como governadora de Pernambuco, Sílvio também de Pernambuco, meu pai, João Lyra Neto, daqui de Caruaru, e ter a faca e o queijo na mão e perder essa oportunidade? Eu não teria desculpas para olhar no olho das pessoas”,  assegurou.

“Quis Deus que esta sinergia acontecesse neste momento”, ressaltou o prefeito Rodrigo Pinheiro. “Caruaru hoje vive um momento ímpar: temos a feliz coincidência de termos o presidente da República pernambucano, o ministro de Portos e Aeroportos, também pernambucano, e a governadora do estado, caruaruense. Podem ter certeza de que estamos construindo agora a Caruaru desta e das próximas gerações”, afirmou o prefeito.

A partir da assinatura do convênio, as obras do Aeroporto Oscar Laranjeira ficam sob a responsabilidade do Governo Federal, por meio da Infraero Aeroportos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!