Vereadores de Caruaru apontam a educação como forma de resolver diferentes problemas sociais

Fotos: Vladimir Barreto

Na Sessão Ordinária desta terça-feira (27), questões educativas e de saúde pública foram discutidas pelos parlamentares na Câmara Municipal de Caruaru. Dentre os diferentes problemas refletidos na tribuna, como o atual crescimento dos casos da dengue em Pernambuco, a educação foi primordialmente apontada como forma de avanço social.   

A reunião foi presidida por Aline Nascimento (CIDA), vice-presidente da Casa, devido a ausência justificada de Bruno Lambreta (PSDB). A vereadora Perpétua Dantas (PV) saudou Aline e enfatizou seu entusiasmo em ver uma mulher à frente nas sessões. “A gente precisa sempre reafirmar o nosso lugar enquanto mulher e enquanto mulher na política”, expressou a vice-presidente Aline, ao comentar o fato de que apenas uma vereadora já presidiu a Casa antes: Silvia Porto. 

Saúde

O Professor Jorge Quintino (SOLIDARIEDADE) comentou a atual situação dos pernambucanos que vivenciam um aumento considerável nos casos de dengue. Uma medida importante para combater o crescimento da doença febril, de acordo com o parlamentar, é a criação de uma campanha publicitária educativa que oriente as pessoas sobre as formas de propagação dos vírus. O objetivo é “conscientizar a população sobre a importância de eliminar os criadouros do mosquito transmissor em suas casas e comunidades”, explicou Quintino, ao alertar sobre o que considera ser ameaça à saúde pública.

Educação e Acessibilidade 

Filipe José (PTB) fez algumas pontuações sobre conversa que teve com a secretária de educação do município, Aline Tiburcio. Entre as questões debatidas, o vereador destacou a necessidade de criar um CEMEI – Centro Municipal de Educação Infantil, no Quarto Distrito. “Muitas costureiras não têm com quem deixar seus filhos”, disse Filipe, após afirmar que o bairro é um micro polo de confecções têxteis.

Aline Nascimento (CIDA) comemorou a entrega da ETI Capitão João Velho à Serra Velha – zona rural de Caruaru. Em 2021, a vereadora havia pedido pela extensão de escolas em tempo integral para a zona rural, por meio de um requerimento. Para ela, esse formato de ensino possibilita maior protagonismo dos estudantes em suas vidas: “que a gente potencialize a nossa rede, dando as condições necessárias aos nossos alunos para que eles possam sonhar e realizar os seus sonhos”, expressou. 

O Alto do Moura também foi relembrado no quesito educação, pela vereadora Perpétua Dantas (PV). Não há uma unidade de ensino médio no bairro, de acordo com a parlamentar, o que faz com que diversos adolescentes precisem se deslocar todos os dias para escolas localizadas em bairros como Vila Kennedy e Boa Vista, dificultando a aprendizagem e a qualidade de vida dos estudantes. Enquanto a unidade não é criada, a expectativa de Perpétua é de que haja uma parceria com uma de ensino fundamental já existente – Escola Mestre Vitalino, para facilitar a vida desses adolescentes.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!