Aneel mantém bandeira tarifária verde na conta de luz em janeiro de 2024

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que vai manter a bandeira tarifária verde acionada em janeiro. A decisão assegura o valor na conta de luz sem cobranças de custos extras.

Foto: Freepik

Segundo a Aneel, com os níveis dos reservatórios das usinas hidrelétricas cheios, não é necessário acionar fontes mais caras, favorecendo a geração de energia no Brasil. A bandeira verde está vigorando desde abril 2022 e é válida para todos os consumidores do Sistema Interligado Nacional (SIN).

O Sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015. As bandeiras sinalizam a cobrança adicional ou não e possibilitam que os brasileiros conheçam mensalmente a situação da geração de energia. Em 2021, o país enfrentou um grave período de seca. Durante meses, a “bandeira escassez hídrica” foi cobrada, devido ao cenário de baixo volume dos reservatórios. Esse mecanismo tem como objetivo, quando a bandeira está amarela ou vermelha, desestimular o consumo, com cobranças extras. O objetivo é evitar o acionamento de usinas termelétricas.  

De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o nível médio dos reservatórios das regiões Sudeste e Centro-Oeste está em 64%. As condições favoráveis nas hidrelétricas que formam o principal subsistema do país apresentam índices confortáveis, apesar do período menos chuvoso.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!