Audiência Pública debate necessidade de investimento no Aeroporto de Caruaru

Foto: Edvaldo Magalhães/Rádio Liberdade

Uma importante audiência pública foi realizada na manhã desta quarta-feira (06), na Câmara de Vereadores de Caruaru. O encontro tratou do Aeroporto Oscar Laranjeira. Compuseram a mesa o comandante Alessandro Mundin, representando o Grupo Luzarte Estrela, o vice-presidente do Conselho da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Ivan Galvão, e o propositor da audiência, vereador Mano do Som (União Brasil). A falta de investimento na infraestrutura e segurança foram os principais déficits apontados.

Para exemplificar o potencial do aeroporto de Caruaru, o comandante Alessandro Mundin apresentou dados do funcionamento do Aeroporto João Suassuna na cidade de Campina Grande, na Paraíba. Segundo Mundin, Campina recebeu cerca de 140 mil passageiros em 2022, enquanto Caruaru teve um movimento de cerca de 1.700 pessoas. Já no transporte de cargas, a cidade paraibana movimentou 485 mil quilos. Ivan Galvão alertou sobre a perda de oportunidades e investimentos para o município devido a essas limitações. Para ele, as vendas da feira seriam intensificadas devido às conexões com outros estados e facilitaria as viagens de artistas após suas apresentações noturnas, por exemplo. O membro da CDL ainda informou que um dos motivos para o Autódromo Internacional Ayrton Senna ser desativado foi a falta de conexão aérea no município. “Atrair empresários é fundamental para atrair investimentos para a cidade. Isso gera desenvolvimento, que melhora a qualidade de vida de toda a população”, ressaltou o comandante.

O Gestor do Aeroporto, Rui Sales, comentou sobre a falta de segurança. Informou que vândalos que moram ao redor do campo de aviação destroem e furtam os equipamentos do local. Mano do Som alertou sobre o muro do aeroporto que caiu e do perigo de algum animal invadir a pista de pouso, já que as instalações estão próximas ao Curral de Gado e ao Matadouro. Mundin também reafirmou a preocupação e acrescentou que o perigo também está relacionado ao excesso de urubus que sobrevoam a área (devido às carcaças do matadouro que são jogadas fora) e acabam bloqueando a visão dos pilotos.

No momento das perguntas, o blogueiro Hugo Souza cobrou a Prefeitura sobre um plano de desenvolvimento a longo prazo envolvendo o aeroporto, questionou a ausência do aeródromo no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal e comentou que os vários debates promovidos que envolvem o tema devem ser revertidos em ação. O propositor da audiência demonstrou expectativas positivas sobre o andamento dos investimentos por parte da governadora Raquel Lyra e do Poder Executivo do município. O comandante Mundin acrescentou que é preciso um estudo para a criação de um plano de ampliação, melhoramento e manutenção do espaço. “Caruaru é uma cidade com uma economia muito pujante, que precisa de incentivo para crescer cada vez mais”, declara Mano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!