Prefeito da cidade de Água Preta é preso durante Operação da Polícia Federal de Pernambuco

Foto: PF/Divulgação

A Polícia Federal em Pernambuco, com apoio da Receita Federal e da Controladoria-Geral da União, deflagrou na manhã desta terça-feira (05) a segunda fase da Operação Dilúvio. O objetivo é reprimir a atuação de organização criminosa estabelecida em um município da Mata Sul do Estado, especializada na prática de crimes de corrupção, desvio de recursos públicos, fraudes em licitações, lavagem de dinheiro, agiotagem, entre outros, atribuídos a agentes públicos, servidores, empresários e particulares.

O prefeito de Água Preta, Noé Magalhães, do PSB, foi preso em casa, na Avenida Boa Viagem, no Recife. Ele foi apresentado na audiência de custódia e continua preso no Cotel.

A primeira fase da Operação Dilúvio foi deflagrada no dia 23 de maio de 2023, ocasião em que foram cumpridos 27 mandados de busca e apreensão em diversos endereços ligados ao grupo investigado, localizados nos municípios de Água Preta, Cabo de Santo Agostinho, Catende, Gravatá, Jaboatão dos Guararapes, Palmares, Paulista, Recife e Tamandaré. 

Os resultados obtidos com a primeira fase do trabalho revelaram indícios do envolvimento de outras pessoas no esquema criminoso, inclusive por meio da prática de atos de obstrução da justiça, além da identificação de novas contas bancárias utilizadas pelos investigados, o que motivou a Polícia Federal a representar por novas medidas investigativas, deferidas integralmente pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região. 

Ao todo foram empregados na presente ação 40 (quarenta) policiais federais, além de servidores da Receita Federal e da Controladoria-Geral da União, que cumprem 07 (sete) mandados de busca e apreensão e 01 (um) mandado de Prisão Preventiva, na região metropolitana de Recife e no município de Palmares.

As penas máximas estimadas para os crimes investigados na Operação Dilúvio, somadas, podem ultrapassar 40 anos de reclusão. O nome da Operação, extraído de uma passagem bíblica, faz referência ao meio utilizado por Deus para fazer desaparecer da terra os vícios humanos, no caso presente, a malversação dos recursos públicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!