Raquel Lyra entrega primeiro avião para reforçar operações de segurança em Pernambuco

Foto: Sandy James/DP

Pernambuco recebeu, na tarde desta segunda-feira (04), no setor de hangares do Grupo Tático Aéreo (GTA), no no Recife, o primeiro avião que será destinado para a Segurança Pública. A solenidade foi organizada pelo chefe do GTA, Coronel Câmara Júnior, que fez a entrega oficial da aeronave para governadora Raquel Lyra.
A aeronave de asa fixa, denominado Senega II Defesa 05, havia sido apreendida pela Polícia Federal e depois de realizada a devida manutenção foi cedida para o governo do estado. O avião vai atuar em todo o território pernambucano, garantindo agilidade e eficiência às ações policiais de socorro.

“É a primeira vez na história de Pernambuco que o GTA adquire uma aeronave, que garantirá as forças operacionais. Esse avião vai agir, sobretudo, na Defesa Civil, mas também no Corpo de Bombeiros, em operações das forças policiais, no transporte e no deslocamento daqueles que precisam de socorro. Nós temos uma equipe capacitada dentro do GTA para operar a aeronave, que faz parte da segurança pública de Pernambuco. Esta aeronave representa um avanço nos serviços públicos, além de diminuir os gastos, pois não teremos mais os custos com aluguel. É mais eficiente ter a própria aeronave”, disse a governadora

De acordo com o chefe do GTA, a aeronave está adaptada para a defesa civil, para o transporte de paciente e a locomoção de Fernando de Noronha. “Ela pode fazer voos noturnos e tem autonomia de cinco horas de voo sem abastecimento, podendo operar a cerca de 12 mil pés. Tem condições de viajar do Recife para Petrolina e voltar, por exemplo. Uma aeronave como esta, nova, custa no mercado cerca de R milhões. A que acabamos de entregar para Pernambuco teve um custo de R mil, incluindo a manutenção. Ela foi apreendida pela PF e depois cedida ao GTA”, explicou o coronel Câmara Júnior, que completou: 
“A aeronave, denominada pelo GTA de DEFESA 05, tem capacidade para dois pilotos e quatro passageiros. Iremos utilizar tanto no apoio à atividade policial, no transporte em tropa, como na parte de defesa civil. Poderemos realizar transporte de feridos, de órgãos, de doentes. Então é uma ferramenta que está chegando para somar e otimizar o serviço que hoje é realizado pelo Grupamento Tático Aéreo”, disse Câmara Jr.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!