Fraudes no Detran de Pernambuco: alunos chegam a pagar 2.500 reais por respostas de exame

Foto: Edvaldo Magalhães

Um esquema de fraude que supostamente envolveria despachantes do Detran Pernambuco está sendo investigado internamente no órgão. Denúncias apontam que alunos chegam a desembolsar até 2.500 reais pelas respostas do exame teórico necessário para se obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A ocorrência vem acontecendo principalmente nas Ciretrans localizadas em municípios do interior, especialmente em Caruaru.

Segundo a fonte, que optou por permanecer em sigilo, o esquema se dá da seguinte forma: com a conivência de despachantes do órgão, pessoas tiveram acesso a instalar nos computadores de prova dos Detrans um sistema de envio com acesso remoto. Assim, um instrutor fica do lado de fora e manda para o aluno, por meio de um ponto de ouvido, as respostas, garantindo que ele tenha êxito na prova.

Atualmente, o processo para tirar a CNH é dividido em três etapas: exame médico e psicotécnico, curso teórico e prova teórica, e curso prático de direção e exame prático de direção.

Em nota, o Detran informou que realiza um trabalho de fiscalização contínua para identificação de possíveis fraudes e de coibição de irregularidades. Através da Corregedoria, o órgão acompanha continuamente as unidades subordinadas (Ciretrans) e as credenciadas, como autoescolas, casas de placas, despachantes, entre outras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!