Artista nigeriana cria roupas da cultura muçulmana para bonecas

Foto: reprodução redes sociais

A artista nigeriana, Haneefah Adam, deu início a conta do Instagram @hijarbie em 2015, após seis anos parada, ela reativou a rede social onde posta fotos de bonecas barbie em momentos do dia a dia usando roupas mulçumanas, além das fotos divertidas na rede social, a artista também comercializa as criações no site oficial da página Hijarbie, onde as bonecas são vendidas sob encomenda, com tudo feito à mão (não incluindo a boneca na compra).

Com mais de 60 mil seguidores, as postagens tiveram início após a artista pensar “E se a Barbie usasse um hijab?” Símbolo de representatividade para a cultura muçulmana, então ela começou a criar visuais mulçumanos para as bonecas, que além de mostrar cenas do dia a dia, também homenageiam muçulmanas relevantes para a história. Entre elas, está Rayouf Alhumedhi, responsável por criar o emoji de uma mulher com véu, presentes em mensagens virtuais no WhatsApp.

Em 2017 a Matell, empresa criadora da boneca Barbie fez o lançamento da primeira versão oficial com hijab, inspirado na vida da esgrimista olímpica americana Ibtihaj Muhammad, e veio um ano após Haneefah Adam ter desenvolvido a própria versão da atleta. Em 2023, pela primeira vez foi visto em telas de cinema uma personagem interpretando uma Barbie com hijab. A artista Haneefah Adam, explica que o objetivo do projeto Hijarbie é derrubar os estereótipos em relação às mulheres que usam o véu islâmico no dia a dia e, geralmente, são vistas como oprimidas. Atualmente o projeto conta com o apoio de outras mulçumanas e sua criadora, Haneefah Adam, se destaca falando sobre representatividade. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!