FETEAG 2023 chama atenção para preservação multicultural na cidade de Caruaru

A 32º edição do Festival de Teatro do Agreste (FETEAG) está prevista para acontecer durante o período de 22 de setembro a 8 de outubro na cidade de Caruaru. O FETEAG que é realizado há 42 anos é tido como uma força cultural e fundamental no agreste do estado, enriquecendo a cidade com peças teatrais nacionais e internacionais.

Foto: Divulgação

Neste ano a edição do FETEAG chama a atenção para implicações econômicas que podem afetar as futuras realizações do evento, com ausência de apoio por parte da prefeitura local, pondo em risco a tradição deste evento anual, que implicaria para o enfraquecimento artístico da cidade e dos artistas locais. O palco deste evento é de extrema importância para artistas emergentes e para profissionalização de outros que contribuem para o crescimento das artes cênicas na cidade.

Apesar dos desafios, a equipe do evento vê a comunidade artística da cidade como fator crucial para a continuidade e promoção do FETEAG levando uma cultura inclusiva e acessível a todos, com isso incentivando as autoridades locais a repensar sobre o apoio a essa manifestação multicultural.

Segundo o produtor executivo do festival Fábio Pascoal “”desde março tenho tentado um diálogo com a Fundação de Cultura, inclusive enviei o projeto via Protocolo Digital da Prefeitura de Caruaru e fui informado que o mesmo foi acessado pela chefia de Gabinete da FCC em abril, mas até o momento não foi dada nenhuma devolutiva sobre nossa solicitação de apoio”.

O diretor ainda reforça que “a programação de um festival do porte do FETEAG não se faz do dia para a noite, pois muitos grupos têm agendas fechadas com um ano de antecedência. O valor solicitado para a realização da etapa Caruaru, que tem em sua grade mais de 15 espetáculos, nacionais e internacionais, além de oficinas e ações exclusivas para o alunado da rede pública de ensino de Caruaru, e que deverá atingir um público de aproximadamente 5 mil pessoas, é muito inferior ao cachê pago a um/a artista, de pouca expressão nacional, que vem cantar no São João de Caruaru”.

Eventos multiculturais como o FETEAG mostram a representatividade cultural da cidade com encontro entre artistas locais e nacionais criando oportunidades para uma ampla variedade de expressões artísticas, celebrando a arte, diversidade e inclusão tornando uma experiência enriquecedora.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!