Atores e roteiristas de Hollywood declaram greve aos estúdios após fracassos nas negociações

Foto: folhape

O Sindicato de atores e roteiristas de HOLLYWWOD (SAG -AFTRA) declarou greve na noite da última sexta-feira (14), cerca de 160 mil trabalhadores, eles reivindicam reajustes salariais e de pagamentos pelos direitos a suas reexibições de produções devido a crescente das plataformas de streaming, além de uma maior regulamentação do uso da IA (inteligência artificial) na indústria, entre outros pontos. Atores de comerciais e audiolivros ainda podem manter suas atividades, segundo o líder das organizações, Ducan Cabtree – Ireland.

Uma das principais questões de divergência entre os estúdios e o sindicato são os chamados “pagamentos residuais”, que é efetuado todas as vezes que uma obra é exibida. Para os atores deve-se levar em conta a popularidade da obra na hora de realizar esses pagamentos. Plataformas como a Disney e Netflix mantém em sigilo nas visualizações e pagam o valor da tarifa igual sem considerar a popularidade do produto.

Essa paralisação deve impedir quase toda a produção cinematográfica e televisiva nos Estados Unidos, podendo atrapalhar lançamentos aguardos, festivais e premiações. A última grande greve de Hollywood aconteceu entre 2007 e 2008, quando roteiristas também paralisaram as atividades gerando um prejuízo de 2 bilhões na economia da Califórnia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!