OAB divulga nota sobre confusão envolvendo advogado no São João de Caruaru

Foto: Reprodução/WhatsApp

Uma discussão entre um advogado e uma mulher, ocorrida no fim de semana, no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, em Caruaru, foi parar na Delegacia. Um vídeo sobre a situação viralizou nas redes sociais. A mulher disse à polícia que durante um show o advogado a chamou de ‘macaca’.

A Polícia Civil informou que o advogado, de 37 anos, foi autuado por racismo, preconceito e discriminação contra a vítima, que não teve o nome revelado.

NOTA OFICIAL

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção Caruaru, por sua diretoria, em conjunto com as comissões de Pró-igualdade Racial e Direito Humanos, vêm por meio da presente nota externar sobre os fatos veiculados recentemente envolvendo um advogado inscrito na subseção e que foi acusado de cometer o crime de injúria racial, no Pátio de Eventos, durante os festejos juninos em Caruaru, neste último domingo, 11 de junho de 2023.

O advogado, durante os festejos, não estava no exercício profissional e qualquer ação praticada por ele se restringe ao campo pessoal, não havendo qualquer interferência da OAB Caruaru no momento do ocorrido em defesa das prerrogativas profissionais.

É de conhecimento de todos que constitui infração disciplinar prevista no Estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil (Lei 8.906/1994) praticar crime infamante e condutas incompatíveis com a advocacia, a exemplo de atos racistas. No entanto, é de suma importância haver a conclusão das investigações pelas autoridades competentes, garantindo o devido processo legal, com contraditório e ampla defesa às partes na apuração de todos os fatos. Por fim, informamos ainda que a OAB Caruaru instaurou procedimento de ofício para a apuração do caso.

A OAB tem como valores defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado Democrático de Direito, os direitos humanos, a justiça social e pugnar pela boa aplicação das leis. Portanto, atos que violem valores defendidos pela instituição serão veementemente repudiados e penalizados com o devido rigor.

Caruaru/PE, 14 de junho de 2023

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!