Polícia Federal prende seis pessoas por adulterar leite e desviar dinheiro público em Pernambuco

Foto: PF/Divulgação

A Polícia Federal em Pernambuco deflagrou, na manhã desta terça-feira (13), a Operação Desnatura, em conjunto com a Controladoria Geral da União e a Receita Federal. A ação deve como objetivo desarticular uma organização criminosa investigada pela suposta prática de desvio de recursos públicos do “Programa Leite de Todos”, gerenciado pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado, a partir de 2014, valendo-se de um grande laticínio e de uma Cooperativa de Produtores de Leite constituída com propósitos fraudulentos. O desvio estimado é de 100 milhões de reais.

O trabalho é um desdobramento da Operação Lácteos, deflagrada também pela Polícia Federal, em novembro de 2022. As investigações tiveram início a partir de um Relatório de Auditoria do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE), referente à Prestação de Contas da Gestão da Secretaria de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco, relativa ao ano de 2020, no qual foram identificados indícios robustos de desvio de verbas públicas.

Ao todo, foram expedidos seis mandados de prisão preventiva, sendo três no Recife, dois em Gravatá, no Agreste, e um em Itaíba, no Sertão. Também foram expedidos 20 mandados de busca e apreensão nas cidades de Recife, Gravatá, Itaíba, Ipojuca, Pesqueira, Passira, Rio de Janeiro e Campina Grande, na Paraíba.

Entre as pessoas presas, estão o empresário responsável pelo laticínio e seus subordinados. Até o momento, as investigações não indicaram envolvimento de funcionários públicos nas fraudes. De acordo com o balanço da Polícia Federal, foram apreendidos 18 veículos e 5 mil euros em espécie.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!