Secretaria de Saúde de Caruaru alerta para o fim da campanha de vacinação contra gripe

Foto: PMC

Termina nesta quarta-feira (31) a campanha nacional de vacinação contra o vírus Influenza, que iniciou no dia 10 de abril deste ano. Em Caruaru, a cobertura geral de vacinação chegou a 70,7%, o que corresponde a 83.853 mil doses aplicadas. Porém, a Secretaria Municipal de Saúde de Caruaru (SMS) reforça o chamado para os grupos prioritários, principalmente idosos, gestantes e crianças de seis meses a cinco anos de idade.

O imunizante está disponível também para a população em geral, de todas as idades. Basta comparecer a um local de vacinação do município, portando o CPF ou o Cartão do SUS. Na Via Parque, é possível se imunizar de segunda a sexta, das 8h às 16h e das 17h às 19h30, e aos sábados, das 08h às 16h. Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, a vacinação é de segunda à sexta-feira, das 08h às 16h, na zona urbana, e das 08h às 15h, na zona rural. Não é necessário agendamento.

A vacina contra o Influenza pode ser administrada de forma simultânea com as demais vacinas do calendário de rotina e da Covid-19. Deve ser adiada se o usuário apresentar doença febril aguda ou for caso confirmado de Covid-19, até a melhora do quadro. O imunizante é produzido a partir do vírus inativado e protege contra três tipos de cepas da doença: H1N1,H3N2 e a linhagem “B” Victoria.

“É importante reforçar que os faltosos que fazem parte dos grupos prioritários compareçam aos pontos de vacinação imediatamente para atualizar a dose de influenza e se protejam contra a doença na sua forma mais grave”, destaca a coordenadora do Programa Municipal de Imunização de Caruaru, Tatiane Lino.

Os grupos prioritários da campanha de influenza são: crianças de 6 meses a 5 anos 11 meses e 29 dias; gestantes, puérperas e idosos a partir de 60 anos; trabalhadores de saúde; professores; pessoas com comorbidades; profissionais das Forças de Segurança e Salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo; população privada de liberdade; funcionários do sistema de privação de liberdade e jovens de 12 a 21 anos, em medidas socioeducativas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!