Senac Pernambuco inaugura usina de energia solar em Caruaru nesta quarta-feira

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Senac Pernambuco inaugura, nesta quarta-feira (03), às 18h, a usina de energia fotovoltaica na unidade de Caruaru, localizada na Avenida Maria José Lyra, Indianópolis. O projeto tem investimento de mais de 4 milhões e meio de reais e conta com 832 placas que vão captar a luz do sol e produzir energia limpa e renovável para abastecer a unidade.

As placas também beneficiam a sociedade e o meio ambiente, pois não emitem poluentes e gases de efeito estufa durante seu funcionamento. Na ocasião, também será lançado o Programa de Inovação e Tecnologia voltado para compensação de Carbono, do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac.

Situada em uma das regiões mais privilegiadas do país quanto à geração de energia limpa devido à incidência de sol, a usina terá capacidade de gerar mais de 374 kwp (kilowatt-pico), o equivalente ao abastecimento de 425 casas populares em um mês. O suficiente para cobrir os gastos local e distribuir para outras unidades da instituição em Pernambuco, entre elas, o complexo Senac do Recife.

As placas também beneficiam a sociedade e o meio ambiente, pois não emitem poluentes e gases de efeito estufa durante seu funcionamento. “Estamos olhando para o futuro e queremos fomentar ainda mais ações de impacto social, econômico e sustentável. Ao longo dos anos, o Senac vem desenvolvendo uma série de ações que reforçam nosso compromisso com a sustentabilidade. E queremos ir sempre além. Ainda em maio, inauguraremos a usina de energia fotovoltaica em Petrolina e a de Serra Talhada está em construção no momento”, destaca Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE.

Antes de sair do papel, foi realizado um estudo minucioso para garantir o pleno funcionamento das usinas fotovoltaicas. “Não basta apenas pensar nos ganhos e inserir as placas de qualquer jeito. É preciso realizar uma pesquisa de campo, analisar os impactos sociais e ambientais que o equipamento vai produzir, assim como sua eficiência energética para a empresa”, explica Nivaldo Carvalho, gerente de Obras e Instalações do Senac Pernambuco.

Ainda sob a diretriz da sustentabilidade, o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac PE firmou uma parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e lança, na ocasião, o Prints-Carb, um programa que tem como objetivo o desenvolvimento de um modelo de mensuração e compensação de carbono para fins de certificação das unidades do Senac Pernambuco. Com ele, as unidades vão poder identificar, mensurar e categorizar as origens de geração de carbono, e promover a compensação por meio de critérios e ações, a exemplo do desenvolvimento de um MVP (Mínimo Produto Viável), que permitirá a aplicação experimental no Senac.

Compromisso com a Sustentabilidade – Presente em todas as regiões do Estado, o Senac Pernambuco tem o desenvolvimento sustentável como um dos seus pilares. Por isso, durante o ano, realiza uma série de ações voltadas para alunos, colaboradores e a sociedade, com foco na sustentabilidade corporativa e educação ambiental. São ações como coleta seletiva, feira agroecológica, campanhas de conscientização, oficinas, parceria com cooperativas, entre outras.

Além disso, a Instituição possui em seu portfólio o Programa Senac de Boas Práticas em Resíduos Sólidos que oferece consultoria customizada para auxiliar empresários do setor hoteleiro e de alimentação, além de condomínios residenciais e empresariais, a implantar ações de boas práticas no gerenciamento de resíduos sólidos. Ele contempla todas as etapas necessárias para a implantação de novos processos, assim como a aplicação de medidas corretivas em processos já existentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!