Asma acomete 20% de crianças e adolescentes do Brasil

Foto: iStock

Conhecido como o “Dia da Asma”, a primeira terça-feira de maio (02), chega para trazer mais atenção e foco na importância do cuidado com a saúde respiratória.

Conhecida também como “bronquite asmática” ou “bronquite alérgica”, a Asma, caracterizada por uma inflamação crônica dos brônquios onde aumenta as secreções e dificulta a passagem de ar, já atinge 20% de crianças e adolescentes no Brasil. Dos 20% atingidos, apenas 12,3% conseguem manter o caso sob controle.

Mais de 2 mil mortes anuais de adultos e crianças são causadas por crises asmáticas, que tem como principais sintomas: Tosse frequente e prolongada, com a presença ou não de catarro; Chia do peito; Opressão no peito, com dificuldade para respirar; Cansaço e Falta de ar para realizar exercícios físicos.

Para se prevenir contra a doença os principais cuidados são: Manter os ambientes higienizados; Não ter contatos frequentes com fumantes; Manter animais fora do quarto de dormir; Manter a qualidade e cuidados com colchões e travesseiros e fazer as análises médicas com frequência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!