Detento da Penitenciária de Caruaru comandava quadrilha em cidade de São Paulo

Foto: Reprodução/TV Globo

Um detento da Penitenciária Juiz Plácido de Souza, em Caruaru, Agreste de Pernambuco, controlava crimes na cidade de Cruzeiro, no interior de São Paulo, como extorsão, venda de armas e munições, indícios da prática de homicídios e lavagem de dinheiro. De acordo com reportagem do Fantástico, da TV Globo, Richard Guilherme, 24 anos, tinha uma séria de regalias e mordomias.

O jovem foi preso em 2021, quando morava em Garanhuns, também no Agreste, após a polícia encontrar drogas em um sítio ligado a ele em Cruzeiro. O município é considerado um ponto estratégico para o tráfico de drogas, pois fica perto da divisa de São Paulo com Minas Gerais e Rio de Janeiro.

No entanto, de acordo com a Polícia Federal, a prisão em Caruaru não impediu Richard de continuar cometendo crimes em Cruzeiro. Conversas e imagens interceptadas pela polícia mostram que, mesmo preso, ele dava comandos e fazia ameaças por celular.

A penitenciária em que Richard Guilherme estava preso tem condições consideradas péssimas pelo Conselho Nacional de Justiça. Com capacidade para 770 detentos, ela abriga mais que o dobro disso: 1.889 presos.

Mesmo com as condições precárias na prisão, Richard vivia uma vida confortável, com acesso a celular, smart TV, ventiladores e carnes caras para churrasco, como angus, que custa cerca de R$ 200.

Dentro da penitenciária, ele fazia vídeos, tirava selfies e mantinha contato com a família, que atendia aos pedidos dele, como uma assistência técnica para o celular. As investigações iniciaram em agosto de 2022. Segundo a PF, nove meses depois, a quadrilha também foi presa, incluindo os parentes de Richard, que foi transferido para outro presídio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!