Caruaru é sede dos Simpósios de Recursos Hídricos do Nordeste e dos Países de Língua Portuguesa

Foto: Edvaldo Magalhães/Rádio Liberdade

A cidade de Caruaru, Agreste de Pernambuco, está sediando o XVI Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste e do 15º Simpósio de Hidráulica e Recursos Hídricos dos Países de Língua Portuguesa. Os eventos acontecem até a próxima sexta-feira (11), no Senac.

A solenidade de abertura ocorreu neste domingo (06), com a participação de autoridades internacionais, nacionais, representantes do Governo Estadual e Municipal. Fizeram parte da mesa o Presidente da ABRHidro, Cristovão Scapulatempo Fernandes, o prefeito anfitrião de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, o presidente da Comissão Organizadora do evento, José Almir Cirilo, o presidente da Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos – APRH, Carlos Coelho, o presidente da Associação Cabo-Verdiana dos Recursos Hídricos – ACRH, Antônio Pedro Pina, o presidente da Associação Aquashare de Moçambique, Bento Mualoja, o diretor da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico – ANA, Filipe de Mello Sampaio Cunha, a Secretária Executiva de Recursos Hídricos, Simone Rosa, a diretora geral da Mútua Pernambuco, Roberta Meneses, o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, José Maciel Nunes de Oliveira, a presidente da Agência Pernambucana de Águas e Clima – APAC, Suzana Montenegro, a diretora Regional Metropolitana da Compesa , Nyadja Menezes, o Secretário Nacional de Segurança Hídrica Substituto do Ministério do Desenvolvimento Regional, Francisco Igor Aires Nunes e o presidente da Comissão científica, Jaime Joaquim da Silva Pereira Cabral.

Além de vários representantes da Apac, da Diretoria de Regulação e Monitoramento, da Diretoria de Gestão de Recursos Hídricos, e das gerências de meteorologia de mudanças climáticas, de outorga e cobrança, de articulação e comunicação e de segurança de barragens.

O Presidente da Comissão Organizadora dos Simpósios, José Almir Cirilo destacou em sua fala os impactos das alterações das mudanças climáticas e da gestão responsável dos recursos hídricos, os avanços tecnológicos em diversos setores que serão discutidos nesse evento. Cirilo falou ainda do legado da @abrhidro na transferência de conhecimentos estabelecidas e dos frutos gerados após elas e dos tantos talentos foram descobertos, e agradeceu a todos e todas que participaram para a realização do evento.

A presidente da Apac e Vice Presidente da ABRHidro, Suzana Montenegro, agradeceu a todos os representantes de todos os Estados e parceiros dos países de língua portuguesa, falou da história dos 45 anos da ABRHidro, da importância da Agência Pernambucana de Águas e Clima e a interligação dos conhecimentos entre governo e universidades e as políticas públicas.

O Presidente da ABRHidro, Cristóvão Scapulatempo Fernandes concluiu falando da importância e razão legal e institucional que une diversas esferas da sociedade em prol de uma gestão de recursos hídricos eficaz e eficiente, e que construiu uma base responsável que é sinônimo da contribuição da ciência e da técnica para o desenvolvimento do país na área de Recursos Hídricos.

Os eventos seguirão até o dia 11 de novembro (sexta-feira) com o eixo temático “Fortalecendo a capacidade adaptativa em busca da segurança hídrica frente às mudanças climáticas” em Caruaru.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!