Pesquisa Ipec aponta que Lula tem 44%; e Bolsonaro, 31% de intenções de voto

Lula e Bolsonaro – Foto: Nelson Almeida/AFP e Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Instituto Ipec, que herdou equipe e metodologia do antigo Ibope, divulgou, nesta segunda-feira (5) à noite, a terceira rodada de pesquisa para presidente da República.

A pesquisa, encomendada pela Rede Globo, mostra que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 44% das intenções de voto no primeiro turno; Jair Bolsonaro (PL), 31%; Ciro Gomes (PDT), 8%; Simone Tebet (MDB), 4%; Felipe D’Ávila (Novo) e Soraya Thronicke têm 1% cada.

A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O total de votos brancos e nulos foi de 6% e que não sabem ou não responderam, 5%. Os outros candidatos foram citados, mas não alcançaram 1% das intenções de voto. Sobre um eventual segundo turno com Lula e Bolsonaro, 52% disseram que votariam em Lula e 36% que votariam em Bolsonaro.

Nove por cento disseram que votariam em branco ou anulariam o voto. Três por cento não souberam responder. O Ipec entrevistou 2.512 eleitores de 158 munícipios de 2 a 4 de setembro.

O instituto pediu que os entrevistados avaliassem a administração do presidente Bolsonaro. Trinta por cento consideram a gestão boa, 25% a consideram regular e 43% a avaliaram como ruim ou péssima, mesmo percentual das duas rodadas de pesquisas anteriores. Um por cento não soube responder.

O Ipec também quis saber se os entrevistados aprovam ou desaprovam a forma como Jair Bolsonaro governa o país. Trinta e oito por cento aprovam a maneira de ele governar, 57% desaprovam e 5% não souberam avaliar.

Na pesquisa anterior do Ipec, divulgada em agosto, Lula tinha 44% das intenções de voto no primeiro turno, seguido de Jair Bolsonaro, com 32%. Ciro Gomes aparecia em terceiro lugar com 7%. Ainda conforme o mesmo levantamento, Simone Tebet tinha 3%, enquanto Felipe D’ávila tinha 1%, ambos empatados levando-se em conta a margem de erro.

Informações FolhaPE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!