UPAE Caruaru passa a atender pacientes com Doença Falciforme

Foto: Arquivo Rádio Liberdade

Dando início ao processo de descentralização da assistência hematológica em Pernambuco, a partir desta quinta-feira (07), a UPAE de Caruaru passa a atender os pacientes diagnosticados com doença falciforme. A doença é a genética mais comum no Brasil, caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue.

Em Pernambuco, de acordo com a Coordenação Estadual da Triagem Neonatal, a cada 1.400 crianças nascidas vivas, uma é diagnosticada com Doença Falciforme. Atualmente, 2 mil pacientes possuem diagnóstico da doença e realizam acompanhamento junto ao Hemope, no Recife.

Com a descentralização, 220 pacientes deixarão de se deslocar do Agreste para receber acompanhamento com profissional especializado na Capital Pernambucana. Além do atendimento com médico hematologista, também serão ofertados exames complementares e suporte de outras especialidades médicas com equipe multiprofissional.

Para os atendimentos na UPAE Caruaru, o paciente precisa ter o diagnóstico definido para doença e ter realizado acompanhamento anterior no Hemope.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!