TSE anuncia novo modelo de urnas eletrônicas para 2022

Foto: Divulgação TSE

Nesta segunda-feira (13), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou o novo modelo da urna eletrônica, que será utilizada nas eleições em 2022. De acordo com o TSE, a nova urna tem mais recursos de acessibilidade e é também mais segura e moderna. Bateria mais duradoura, que permitirá ao mesário identificar o próximo eleitor da fila, enquanto o outro ainda estiver votando, trazendo mais agilidade ao processo. Até julho do próximo ano, a previsão é de que 224.999 novos equipamentos sejam entregues.

Segundo a corte, as urnas mais antigas são de 2009, ano em que foi introduzido um hardware de segurança que tornou a máquina mais segura, garantindo que ela execute apenas programas desenvolvidos pela equipe do tribunal. As novas, são um modelo de 2020 e serão usadas pela primeira vez. As urnas eletrônicas não tem contato com a internet ou outras redes e passam por testes públicos de segurança com especialistas em tecnologia da informação. Partidos políticos podem inclusive participar das inspeções.

O Brasil adotou as urnas eletrônicas em 1996, nas cidades com mais de 200 mil eleitores e no ano 2000, todo o país passou a votar pelo sistema. O cadastro biométrico tevge início em 2008. 

 

Com informações da Agência O Globo

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!