Rodada do Pernambucano a A2 define os dois classificados à elite do Estadual

Assessoria FPF Foto: Rafael Vieira/ FPF

As duas vagas na elite do futebol pernambucano em 2022 serão decididas neste domingo (14), às 15h, com dois confrontos de tirar o fôlego. Caruaru City, Íbis e Petrolina seguem vivos na disputa, enquanto o América está desclassificado. 

No Estádio Paulo Coelho, em Petrolina, a Fera Sertaneja vai receber o Pássaro Preto. Com a vitória diante do Mequinha, o Tigre se manteve forte na briga pela acesso para a Série A1 na próxima temporada. Já o Íbis, que ocupa a vice-liderança do grupo, empatou em 1 a 1 com o Caruaru City e é mais um time na disputa. 

De olho no primeiro título de sua história, o Leopardo, que é o atual líder com quatro pontos, encara o América no Estádio Antônio Inácio de Souza. O Mequinha, que ainda não pontuou na atual fase, não tem mais chances de classificação. 

Veja o histórico dos clubes na Série A2 2021

Com três equipes buscando o título da Série A2 e o acesso para a Série A1, o torcedor pernambucano segue atento às possibilidades nesta reta final de competição. Para entender como essas equipes chegaram até aqui, trouxemos o histórico de cada um dos clubes nesta edição da A2. Confira:

Caruaru City Sport Club
Participando pela primeira vez de uma competição profissional, o estreante Caruaru City já vem fazendo história na Série A2. Comandado pelo técnico Thyago Marcolino, de 35 anos, o Leopardo terminou a primeira fase da competição em quarto lugar no Grupo B. A equipe caruaruense venceu três partidas, empatou outras duas e perdeu em apenas uma ocasião.

Já na segunda fase, o Caruaru terminou na liderança do Grupo C, após vencer o América e empatar com Ypiranga e Ipojuca. Já no quadrangular final, o Leopardo pode garantir o acesso com apenas um empate diante do América na última rodada.

Íbis Sport Club
Há 21 anos sem disputar a elite do futebol pernambucano, o Pássaro Preto vive umas das melhores campanhas da história do clube. Seguindo com o treinador Carlos Alberto no comando da equipe, o Íbis traz na bagagem um plantel jovem. Na primeira etapa da Série A2, os rubro-negros terminaram na vice-liderança do Grupo A com três vitórias, dois empates e uma derrota.

Já na etapa seguinte, a vice-liderança veio para o Íbis. O Pássaro Preto terminou a segunda fase contabilizando dois triunfos e uma derrota. Já no Quadrangular Final, o empate na rodada decisiva coloca os rubro-negros na Série A1 de 2022.

Petrolina Social Futebol Clube
Tricampeão Pernambucano da série A2 e com a última participação na Série A1 em 2020, a Fera Sertaneja chega na terceira rodada do quadrangular final da competição com chances de ascensão à elite do futebol do Estado. Contando com o brilho do atacante Júlio Carpegianne, um dos artilheiros da Série A2, a equipe sertaneja quer voltar a disputar a Série A1 de Pernambuco. Na primeira fase, o Petrolina chegou aos 11 pontos na terceira posição, conquistando três vitórias, dois empates e apenas um confronto perdido.

Na segunda fase, a Fera Sertaneja terminou na liderança. Invicto, o clube do sertão venceu os três confrontos. Já no quadrangular final, começou com tropeço diante do Caruaru City, mas recuperou no confronto com o América e segue na briga pelo acesso.

Veja as possibilidades de acesso

Por fim, trouxemos as chances individuais de cada clube em busca da promoção à elite do futebol pernambucano. Caruaru City, Íbis e Petrolina são os únicos com possibilidade de ascensão para a Série A1 de 2022:

Com a situação mais “confortável”, o Caruaru City precisa apenas de um empate diante do já eliminado América. Na liderança com quatro pontos e dois de saldo, o empate ou a vitória coloca a equipe na Série A1 de 2022. Para conquistar o título, basta não ser ultrapassado pelo Íbis nos critérios de desempate (Caso o Pássaro Preto acabe com a mesma pontuação). Porém, em caso de placar favorável ao Mequinha e um empate no outro confronto (ou vitória do Petrolina), o Caruaru City tem chances de ficar pelo caminho.

Já o Pássaro Preto, que ocupa momentaneamente a vice-liderança do Quadrangular Final, pode chegar a elite da competição com um simples empate diante do Petrolina. Para ser campeão da A2, o Íbis precisa vencer ou empatar e torcer para um resultado favorável ao América no outro confronto ou que fique à frente do Caruaru nos critérios de desempate. Em caso de derrota, só o Mequinha pode salvar os rubro-negros.

A situação da Fera Sertaneja envolve diretamente a partida entre América e Caruaru City. A vitória coloca o Petrolina na Série A1 de 2022, mas o empate muda a dinâmica para os sertanejos. Isso porque, em caso de vitória do Leopardo e placar igualado no Paulo Coelho, o Íbis é quem avança. O empate só garante a Fera se o Caruaru perder para o América e ainda ficar à frente dos caruaruenses nos critérios de desempate.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!