Bancos têm até 4 de outubro para limitar a R$ 1 mil PIX noturno

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Banco Central anunciou na quinta-feira (23), que as instituições financeiras têm até o dia 4 de outubro para estabelecer o limite de R$ 1 mil para transferências e pagamentos realizados por pessoas físicas das 20h às 6h. Pessoas jurídicas (empresas) não serão atingidas com a medida.

A mudança tem o objetivo de reduzir a vulnerabilidade dos sistemas às ações de criminosos, a exemplo de sequestros relâmpagos. 

O limite valerá também para operações realizadas via TED e DOC, além de pagamentos de boletos e compras pelo cartão de débito, conforme anunciou o BC no fim de agosto para coibir fraudes.

O cliente poderá pedir alteração do limite através dos canais de atendimento eletrônico, mas a instituição financeira deve estabelecer prazo mínimo de 24 horas para a efetivação do aumento solicitado. Esse prazo mínimo também precisa entrar em vigor até 4 de outubro. Até lá os bancos devem oferecer aos seus clientes a opção de cadastrar previamente contas que poderão receber transferências acima dos limites estabelecidos.

O prazo para implementação dessa medida é até 16 de novembro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!