4º Encontro de Cinema e Educação está com inscrições abertas

Evento, que é online e gratuito, faz parte da Programação do Curta Taquary 2021

Estão abertas as inscrições para o 4º Encontro de Cinema e Educação, que faz parte da programação do 14º Festival Curta Taquary. O evento terá duas mesas de debates, com transmissão pelo canal do Youtube, nas tardes dos dias 16 e 17 de março de 2021. O encontro é gratuito e aberto ao público, mas tem foco direcionado para professoras/es, estudantes, arte-educadoras/es, cineastas e cineclubistas e quaisquer pessoas com interesse no tema. As inscrições podem ser feitas no link: https://abre.ai/4cinemaeducacao

A proposta do Festival Curta Taquary para 2021 é contar com uma programação com produções que abordem temáticas sociais, educativas e ambientais, que possam ajudar na construção de uma sociedade em equilíbrio com a Natureza. Seguindo essa proposta, o Encontro de Cinema e Educação começa na terça (16) com a mesa “Cinema e Educação Ambiental: (re)encantando o mundo”. Na quarta (17), o tema da segunda mesa é “Educação Remota e Audiovisual: reflexões a partir da pandemia da Covid-19”. Os debates acontecerão, sempre, das 14h às 17h.

As duas mesas serão mediadas pelo jornalista Lael Arruda. Ele estudou sobre o processo de urbanização do planeta na Universidade de Harvard (EUA). A abertura do encontro contará, ainda, com Clementino Junior, que é cineasta, curador, educador audiovisual, doutorando em educação (UNIRIO) e fundador do CAN – Cineclube Atlântico Negro; Graciela Guarani, que pertence à nação Guarani Kaiowá, produtora cultural, comunicadora, cineasta, curadora de cinema e formadora em audiovisual; Mireli Silva, professora que atua no departamento de Educação Ambiental da Prefeitura de Bonito/PE e está cursando a especialização em Educação Ambiental e Cultural pelo IFPE; e Solange Alboreda, doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP que defendeu tese sobre Cinema Ambiental na América Latina.

No segundo e último dia do encontro, vão compor a mesa de debate Ana Bárbara Ramos, que é cineasta, educadora e gestora de projetos especializados na área de cinema e educação; Rennan Peixe, artista visual, professor na Rede Pública de Pernambuco e atualmente cursa mestrado em Artes Visuais pela UFPE; Rubneuza Leandro é membro do Setor de Educação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e do Comitê Pernambucano de Educação do Campo; e Thiago Antunes, professor convidado da disciplina de Cinema, Currículo e Educação (UFPE) e pesquisador do Laboratório de Experiências, Visualidades e Educação (LEVE/UFPE).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!