Confirmado primeiro caso de coronavírus na Bahia

Feira de Santana, na Bahia (Foto: Divulgação)

O secretário estadual de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, confirmou, nesta sexta-feira (6), o primeiro caso de coronavírus na Bahia. Segundo ele, em publicação em seu perfil no Twitter, trata-se de uma mulher de 34 anos moradora de Feira de Santana, que retornou da Itália em 25 de fevereiro. Esta também é a primeira infecção por covid-19 confirmada na região Nordeste.

“O primeiro atendimento e as amostras foram coletadas em um hospital particular da capital baiana, sendo enviadas para a Fiocruz, no Rio de Janeiro. O resultado laboratorial confirmando o diagnóstico foi concluído hoje [sexta-feira]”, disse Fábio. A paciente, após ser contaminada no país europeu, veio manifestar os sintomas no Brasil. “Todas as medidas de contenção para garantir que não houvesse a contaminação de outras pessoas foram e estão sendo tomadas”, continuou o secretário.

A paciente permanece em sua casa, na cidade de Feira de Santana. Ela está assintomática e com orientação de permanecer em isolamento, adotando as medidas de precaução de contato. Todo o monitoramento é realizado pelo Coordenação de Investigação e Informação Estratégica de Vigilância em Saúde (Cievs/BA) e Secretaria Municipal de Saúde.

“Importante ressaltar que não há qualquer motivo para pânico. Esse é um vírus que causa quadro gripal, assim como diversos outros já existentes. Em verdade é até menos letal que o H1N1”, finalizou Fábio Vilas-Boas.

Do Portal FolhaPE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!