Deputado Tony Gel apresenta Voto de Aplauso pelos 100 anos do Colégio Sagrado Coração de Caruaru

O deputado estadual Tony Gel, do MDB, solicitou à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Pernambuco que seja registrado um Voto de Aplauso pelas comemorações dos 100 anos do Colégio Sagrado Coração, em Caruaru, em 2020. O parlamentar destacou que o Colégio foi fundado em 8 de setembro de 1920, a partir de um convite do Cônego Osvaldo Brasileiro para que algumas Irmãs Missionárias pudessem realizar um trabalho de catequização entre os caruaruenses. E que após um diálogo com a Prioreza do Convento, Madre Ermentrudes, o convite foi aceito de pronto.

Tony Gel lembrou que, no entanto, o trabalho missionário iniciou bem antes quando, em 21 de julho de 1903, chegaram ao Brasil, vindas da Alemanha, as primeiras Irmãs Missionárias de Santa Otília, com o objetivo de realizar trabalho de evangelização; trabalho este muito duro, pois os recursos eram bastante escassos e o conhecimento da cultura local não tão vasto, o que não foi motivo para recuo, e sim de encorajamento.

O deputado também lembrou que no ano de 1920, em definitivo, as Irmãs Emérita Muler, Clotilde Funk, Gertrudes Alencar, Iluminata Domple, Irmãs Richilds, Alberta, Juliata e Bernadete se estabeleceram para a abertura do Colégio Sagrado Coração, alugando dois pequenos armazéns no sobrado do Sr. Olegário Maximiniano de Oliveira Melo, antiga Rua 24 de fevereiro, hoje denominada de Rua Djalma Dutra.

“Atualmente, o Colégio prioriza a Educação Básica, por escolha da Direção Geral; entretanto, a história do Colégio Sagrado Coração está focada numa educação de qualidade, independente do seu grau de ensino, pois o princípio da Escuta Beneditina, os valores cristãos e humanitários são a marca dessa instituição educacional que, nos seus cem anos de história, vem colaborando na formação de bons cidadãos e, consequentemente, de uma sociedade melhor. E, nada mais justo, do que a Assembleia Legislativa aprovar, por unanimidade, um Voto de Aplauso pelo Centenário do Colégio Sagrado Coração de Caruaru”, disse Tony Gel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!