Morre Gena, lateral que fez história no Náutico e Santa Cruz

Foto: Reprodução/TV Globo

O ex-lateral-direito Gena, que fez história no Náutico e no Santa Cruz faleceu na noite desta segunda-feira, aos 75 anos. Nascido Genival Costa de Barros Lima, o ex-jogador, foi a óbito por conta de uma infecção no abdômen e estava internado há quase duas semanas.

Gena é considerado por muitos um dos maiores atletas da história do futebol pernambucano. Foi titular em boa parte do hexacampeonato estadual conquistado pelo Náutico. Depois, transferiu-se para o Santa Cruz e também foi peça fundamental no pentacampeonato do Tricolor, conseguindo a proeza de ser ídolo nos clubes rivais.

No ano passado, a Federação Pernambucana de Futebol homenageou o ex-lateral-direito com a Taça Gena, em celebração ao Centenário do Clássico das Emoções, entre Náutico Santa Cruz. O troféu acabou indo para o Timbu, justamente o clube que o revelou, em vitória por 3×2.

 
“Desde que surgiu no juvenil do NáuticoGena mostrou ser um jogador de grande futuro. Foi levado para o Botafogo por olheiros, agradou nos treinos, seria comprado por 3 milhões de cruzeiros, uma grana alta, mas o Náutico não o vendeu”, conta o jornalista Lenivaldo Aragão.  

“Ele era muito técnico, foi comparado a Djalma Santos (lateral-direito bicampeão das Copas de 1958 e 1964 pela Seleção Brasileira). Chegou em uma época a ser incluído entre os 40 cotados para a Seleção, que tinha Carlos Alberto Torres e Zé Maria para a posição”, relembra Aragão.

O jornalista continua: “Foi até indicado para o Corinthians por Lula Monstrinho (ex-goleiro do Náutico), mas rejeitou quando soube que teria que fazer testes, mesmo estando em atividade. Ganhou também o prêmio Belfort Duarte, que homenageava jogadores que ficassem dez anos ou 200 jogos sem ser expulso”, conta.

“Ele não foi ídolo só do Náutico, mas era muito festejado também no Santa.Foi um dos maiores jogadores que Pernambuco já teve. Gena era aquele jogador virtuoso, sabia o que fazia com a bola, era muito hábil”, detalha Lenivaldo Aragão.

Em suas redes sociais, o Náutico divulgou uma nota de pesar sobre o falecimento do ex-jogador:

“O Náutico, em nome de toda a torcida alvirrubra, se solidariza com os familiares e amigos de Gena, um dos nossos heróis do Hexa, que faleceu na noite desta segunda-feira. Gena foi mais do que um atleta vencedor. Foi um ser humano campeão. Uma estrela que brilhou no Hexa alvirrubro e vai continuar sendo luz e inspiração. Para todos nós que fazemos o Náutico. Torcida, dirigentes, funcionários, atletas. Gena é exemplo de um Náutico eterno, do que fica para sempre.”

Em sua conta no Twitter, o Santa Cruz afirmou que o presidente do clube, Constantino Júnior, decretou luto oficial de três dias.

O horário de velório e enterro ainda não foram confirmados.

 

Do Portal FolhaPE

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!