Sesc realiza a 9ª Mostra Leão do Norte em Caruaru a partir desta segunda-feira

As mulheres serão o grande destaque da 9ª edição da Mostra de Música Leão do Norte, projeto do Departamento Regional do Sesc em Pernambuco. O evento acontece a partir desta segunda-feira (09) até 14 de outubro, em Caruaru, com uma programação gratuita compromissada em divulgar e apresentar a produção autoral de música do estado.

Com o tema “Protagonismo Feminino na Música Brasileira”, a mostra promove diariamente, no Sesc, seminário, oficinas musicais e concertos, incluindo também nessas atividades, compositoras e cantoras convidadas de reconhecimento nacional, que se destacaram na história da música brasileira em pelo menos 20 anos.

O seminário traz à tona o papel das compositoras brasileiras (do Século 19 ao Século 21); a pesquisa em diversas áreas, como musicologia, etnomusicologia, performance, história e análise; a voz feminina e as matrizes africanas e indígenas; entre outros temas. Os assuntos serão abordados nas falas de mais de 20 mulheres, dentre especialistas, cantoras, compositoras e musicistas como: Ana Carolina Murgel,Marcela Bertelli, Letícia Bertelli, Dinara Pessoa, Anastácia Rodrigues, Inaicyra Falcão, Juçara Marçal, Maria Helena, Badi Assad, Na Ozzetti, Tetê Espíndola, Regina Machado, Djuena Tikuna, Magda Pucci, Marlui Miranda, Janete El Haouli, Bia Marinho, Cátia de França, Ceumar e Déa Trancoso.

Compondo a programação central de grupos criadores, selecionados pelas curadorias locais de música do Sesc Pernambuco, estão: Quarteto Encore (Recife), Camila Yasmine (Petrolina), Sam Silva e Valfrido Santiago (Goiana), Patrícia Solis (Recife), Lucas Oliveira (Recife), Ágda Moura (Santa Cruz do Capibaribe), Thayse Luck (Caruaru) e Arcanflô (Recife).

À noite, conduzindo o diálogo entre a produção local e os portfólios dos grupos criadores estão: Isaar de França (Recife), Flaira Ferro (Recife), Riá Oliveira (Caruaru) e Gabi da Pele Preta (Caruaru). Na sequência, a mostra abre espaço para música experimental, eletroacústica e eletrônica, tendo como principais representantes Sofia Freire (Recife) e Natália Fragoso (Minas Gerais).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top