Exército é convocado para conter atos de depredação em Brasília

Foto: Felipe Igreja/CBN

O presidente Michel Temer convocou tropas do Exército para agir na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, após os atos de depredação de prédios públicos nesta quarta-feira (24). O anúncio foi feito pelo ministro da Defesa, Raul Jungmann.

Temer editou um decreto de garantia da lei e da ordem para permitir o deslocamento das tropas. Segundo o ministro, a decisão foi tomada após um pedido do presidente da Câmara, Rodrigo Maia.

Serão empregados 1.500 militares. São 1.300 homens do Exército e 200 fuzileiros navais. Todos os homens são de unidades militares de Brasília.

Pelo menos 20 pessoas ficaram feridas no protesto, uma delas baleada na boca. Um manifestante também foi atingido no olho e em outras duas partes do corpo por balas de borracha. Outro manifestante teve a mão dilacerada ao tentar soltar um rojão.

Três PMs ficaram feridos após serem atingidos por pedaços de pau. Parte do grupo que protesta colocou fogo nos ministérios da Agricultura e da Fazenda e depredou os ministérios do Planejamento, Cultura e Minas e Energia.

Nota à imprensa

As manifestações ocorridas em Brasília nesta data, como largamente apresentado pelos meios de comunicação, produziram atos de violência e vandalismo que, lamentavelmente, colocaram em risco a vida e a incolumidade de servidores que trabalham na Esplanada dos Ministérios nesta capital federal.

Diante de tais circunstâncias, o Presidente da República, após confirmada a insuficiência dos meios policiais solicitados pelo Presidente da Câmara dos Deputados, decidiu empregar, com base no artigo 142 da Constituição Federal, efetivos das Forças Armadas com o objetivo de garantir a integridade física das pessoas, proporcionar evacuação segura dos prédios da Esplanada e proteger o patrimônio público, tal como foi feito anteriormente em vários estados brasileiros. Restabelecendo-se a ordem, o documento será revogado.

O Presidente da República ressalta que não hesitará em exercer a autoridade que o cargo lhe confere sempre que for necessário. 

Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!