Destaques Notícias Últimas Notícias

Em Caruaru, pacientes do SUS contam com Serviço de Atenção Domiciliar

Os caruaruenses que necessitam de atendimento de saúde, através do município, contam com o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), que faz parte do programa Melhor em Casa e tem o objetivo de levar atendimento multiprofissional às casas de pessoas com necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos com agravamento agudo ou em situação pós-cirúrgica, evitando internações hospitalares desnecessárias e as filas dos serviços de urgência e emergência.

Em Caruaru existem três equipes de SAD que atendem a 100% da cidade e, atualmente, cuida de 76 pacientes no domicílio. O tempo de cuidado do Serviço, em cada paciente, é de até três meses, período em que se estabiliza o paciente. As equipes tem suas bases na UPA do Salgado, UPA do Vassoural e Hospital Manoel Afonso.

“Os familiares ou cuidadores podem procurar uma destas bases para que a equipe faça uma visita ao paciente acamado e, de acordo com o protocolo, admita de o acompanhamento do SAD”, explicou a Coordenadora de Promoção à Saúde e SAD da Secretaria de Saúde de Caruaru, Geórgia Galvão.

As equipes do SAD são formadas por médico, enfermeiro, fisioterapeuta, psicólogo, técnico de enfermagem, nutricionista, assistente social e fonoaudiólogo. Funciona de segunda a sexta (manhã e tarde) e faz visita aos pacientes, no mínimo, uma vez por semana de acordo com cronograma estabelecido na conduta do paciente.

 

Bases do SAD:

SAD 1 – UPA Salgado (Rua Presidente Arthur Bernardes, s/n, bairro do Salgado)
SAD 2 – UPA Vassoural (Rua João Correia de Souza S/N, bairro do Vassoural)
SAD 3 – Hospital Manoel Afonso (Rua Quitéria Francisca da Silva, 494, Maria Auxiliadora)

 

Deixe seu comentário