Suicídio é a segunda maior causa de morte entre jovens, segundo dados da OMS

Nesta terça-feira, dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, que é a segunda maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos, segundo estudos da Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgados nesta segunda-feira (9). Desde 2015 é realizada no Brasil, a campanha Setembro Amarelo. Um movimento de conscientização sobre a prevenção do suicídio, bem como a depressão. A iniciativa foi do Centro de Valorização a Vida (CVV) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). 79% dos casos estão concentrados em países de média e baixa renda, ainda de acordo com a OMS, a cada 40 segundos uma pessoa tira a própria vida. Relatórios referentes a 2016 estimam que 800 mil pessoas no mundo morrem por suicídio por ano.

As principais formas de cometer o ato, segundo levantamento são: uso de armas de fogo, envenenamento com pesticidas e enforcamento. Mesmo os números sendo altos, o assunto ainda é considerado tabu, para muitas pessoas. Tendo em vista que tirar a própria vida é uma decisão extrema para fugir do que é considerado um problema sem solução, a melhor forma de evitá-lo, é detectar quando a possibilidade existe e agir a tempo.

A depressão é considerada a doença do século, um mal que atinge qualquer pessoa, de qualquer idade. É preciso ficar atento também aos sinais evidenciados pela pessoa, como postagens relacionadas ao suicídio nas redes sociais; tristeza persistente e perda de interesse em atividades, que antes davam prazer. Não julgar e acabar com a ideia de que o indivíduo está querendo “chamar atenção” é fundamental para que a pessoa se sinta à vontade para conversar.

Através do site www.cvv.org.br ou pelo telefone 188, ambos do Centro de Valorização a Vida, qualquer pessoa que estiver passando por problemas psicológicos ou emocionais recebe apoio, por meio do telefone, e-mail ou chat, que funciona 24h, todos os dias da semana. Eles atendem de forma gratuita, todos que precisarem conversar, e o serviço é totalmente sigiloso.

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