Pernambuco tem redução de 11,6% nos homicídios no mês de maio

Foto: Américo Nunes/Vice-governadoria
Pernambuco registrou uma redução de 11,6% nos números de Mortes Violentas Intencionais (MVI) no mês de maio. Os dados foram apresentados à governadora Raquel Lyra e à sua vice, Priscila Krause, durante uma reunião do Juntos pela Segurança nesta segunda-feira (3).
De acordo com a gestão estadual, o último mês de maio foi o melhor de toda a série histórica do levantamento, iniciada em 2004, com 266 MVIs. 
Na capital pernambucana, a Secretaria de Defesa Social (SDS) também observou redução de homicídios durante o mesmo mês. Este é menor resultado dos últimos cinco anos, com 33 MVIs, número 34% menor do que o registrado no mesmo período do ano passado.
Ainda segundo a gestão, no acumulado de janeiro a maio de 2024, também houve uma redução de 11% nos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs), se comparado ao mesmo período de 2023, em todo o estado.
A reunião do comitê estratégico de segurança pública é feita semanalmente na sede da Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional (Seplag). Raquel Lyra acompanhou o encontro de forma remota pois cumpre agenda em Brasília. 
De acordo com a SDS, entre 13 e 19 de maio, o estado registrou 52 MVI. Esse é o menor número de 2024, conforme a estatística governamental. Nos dias 18 e 19 do mês passado, o estado registrou 21 MVIs, menor contagem desde o início do ano para um compilado de sábado e domingo.
Acompanharam a reunião os secretários de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional, Fabrício Marques; o da Assessoria Especial e Relações Internacionais, Fernando Holanda; e o de Administração Penitenciária e Ressocialização, Paulo Paes. Participaram também o chefe da Polícia Civil, delegado Renato Leite; o comandante da Polícia Militar de Pernambuco, coronel Ivanildo Torres; o gerente-geral de Polícia Científica, Fernando Benevides, e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Luciano Alves.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *