Pernambuco lança programa para prevenção e tratamento do câncer de colo de útero

O governador Paulo Câmara lançou o Programa Útero é Vida – Foto: Heudes Regis/SEI

O Governo de Pernambuco assinou nesta quarta-feira (15), com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), o termo de cooperação para o lançamento do Programa Útero é Vida. A iniciativa buscará atuar na prevenção e no tratamento do câncer de colo de útero. Segundo dados do governo, um mulher morre por dia no Estado vítima da doença. 

O programa inclui o desenvolvimento de teste de diagnóstico do tipo RT-PCR, para identificar o vírus HPV, que, em seus graus de risco, é o causador do câncer de colo. A metodologia também é utilizada para a identificação de casos de Covid-19.

A previsão é de que em 2022 os testes, desenvolvidos por instituições ligadas ao Sistema Único de Saúde (SUS), sejam validados a partir de 1.500 amostras.

Também deve ser iniciado um projeto piloto com 80 mil mulheres, sendo 20 mil residentes na Zona da Mata e 60 mil no Recife.

“É uma doença prevenível, que deveria já estar com um controle melhor, e a gente está ousando dizer que a gente quer erradicar, sim, o câncer de colo de útero em Pernambuco até 2030”, disse o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo.

Informações do Portal FolhaPE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *