Nasce 1º bebê após transplante de útero fora de um ensaio clínico

Foto: Reprodução/Universidade do Alabama em Birmingham

Foi divulgado nesta segunda-feira (24), que pela primeira vez no mundo, uma mulher deu à luz, a um bebê saudável após um transplante de útero fora de ensaio clínico.

A técnica que já tinha sido usada antes, foi realizada desta vez pela Universidade do Alabama em Birmingham (UAB), nos Estados Unidos. A primeira vez em que um transplante fora de ensaio clinico foi realizado foi em 2017, por médicos brasileiros do Hospital das Clínicas da USP.

O caso de Mallory foi o primeiro caso ocorrido fora de uma pesquisa clínica, diagnosticada aos 17 anos com a síndrome de Mayer-Rokitansky-Küster-Hauser, a paciente nasceu com a ausência do útero, sendo necessário a participação de uma barriga de aluguel ou adoção para que ela pudesse ser mãe.

A primeira filha da paciente veio por meio da barriga de aluguel, irmã de Mallory. Seu segundo filho, nasceu em maio de 2023 após o processo de transplante realizado por meio da doação de uma mulher já falecida. O processo desde o transplante até o parto durou cerca de 108 meses.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *